Secretária de Educação de Arroio Grande realiza balanço da gestão

Secretária falou sobre as ações desenvolvidas nos 11 meses em que está à frente da pasta. (Foto: Milka Camargo)

À frente da pasta da Educação, Maria Angélica Afonso Cardozo, abriu a série de entrevistas com os secretários municipais, em um trabalho produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio Grande. A ideia é proporcionar um espaço para que os gestores apresentem um balanço dos 11 meses de atividades junto a administração pública municipal.

Maria Angélica realizou um balanço das ações desenvolvidas junto a educação municipal, destacando que durante o período pandêmico a equipe efetuou um diagnóstico para atualizar a situação das escolas, sendo feito posteriormente um trabalho de reforma estrutural nos prédios escolares.

No âmbito pedagógico, ela aponta que foi idealizado um projeto para a adequação ao ensino híbrido e, ultimamente, para a modalidade presencial, diante das constantes transformações impostas pela pandemia. Um dos projetos implementados e já com resultados satisfatórios, foi o Laboratório de Aprendizagem, proposta que visa o reforço escolar em turno inverso.

A secretária destaca que diversos investimentos foram feitos, como na aquisição de kits multimídia, distribuídos para as escolas como forma de auxiliar professores e alunos no aprendizado remoto, de um veículo para transportar a merenda escolar, tatames e máquinas de lavar roupa para as Escolas de Educação Infantil, além de melhorias estruturais como construção de muros, banheiros com acessibilidade e diversas reformas prediais. Segundo ela, as obras ainda seguem em andamento, com a adequação dos espaços físicos e da estrutura das cozinhas e aquisição de equipamentos para auxiliar no trabalho.

Durante a entrevista, Maria Angélica divulgou a implementação, para 2022, de um projeto piloto de ensino integral na Escola Muicipal de Educação Fundamental Neir Horner da Rosa.

Investimento nos professores

Em relação aos professores, a Secretaria Municipal de Educação investiu em Formação Continuada, através de uma parceria com o SESC, buscando adequar o ensino para a atual situação vivenciada.

O transporte escolar, também foi pauta da entrevista, já que é considerado pela secretária um assunto que requer atenção diante da complexidade logística, com grande número de linhas que devem ser ativadas com a finalidade de atender a todos os alunos. “Acreditamos e defendemos a educação como principal meio de transformação social”, declara Maria Angélica, que agradeceu a equipe de profissionais que atua para a manutenção do trabalho.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome