A noite de terça-feira (14) foi de celebração entre os profissionais da educação arroio-grandense. Em comemoração ao Dia do Professor, em 15 de outubro, e do Funcionário Público, em 28 de outubro, foi realizado no CTG Tropeiros da Querência um momento de confraternização entre professores, diretores e funcionários que atuam nas escolas municipais. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o encontro foi marcado por homenagens e sorteio de brindes entre os participantes.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrega do Prêmio Rui Vitória. A premiação é um reconhecimento aos professores que durante o ano se destaquem com atividades relacionadas a um projeto desenvolvido junto aos seus alunos. O nome do prêmio homenageia o professor de português que obteve destaque na cidade em razão do seu apurado gosto pela arte, pela história e pela cultura de um modo geral, reconhecido como um profissional à frente da sua época.
Todos os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de enviar um projeto e concorrer ao prêmio. Os projetos foram analisados por uma banca examinadora composta por professoras convidadas pela Secretaria Municipal de Educação e concorreram em três categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais. A premiação foi de R$ 600 por projeto vencedor.
Na categoria Educação Infantil, a vencedora foi Thaíla Pio, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elisa Maria Paias Messon, com o trabalho “Alimentação Saudável”. Na categoria Séries Iniciais, a professora Sabrina Leal, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. João Goulart conquistou o prêmio com o trabalho “Alfabeto: Desvendando o Mundo”. Entre as Series Finais, a primeiro lugar foi da professora Elciete de Campos Morais Brum, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Mauá, com “Matemática e a Ludicidade do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo do Pampa Gaúcho”.
Ao se manifestar, o vice-prefeito Casca Silva (Progressistas), representando o Executivo Municipal, recordou o período o qual, ainda quando vereador propôs a criação da Lei que instituiu o Prêmio, ressaltando a importância do trabalho e o reconhecimento aos profissionais da educação que atuam no desenvolvimento de projetos que impulsionam a área.
O secretário Municipal de Educação Iderli Garcia, o professor Kiko, salientou os desafios enfrentados junto à pasta, destacando a importância dos profissionais da educação na manutenção de um trabalho de qualidade e os constantes investimentos implementados na área pela administração municipal.
Confira as vencedoras