No domingo (14) aconteceu a abertura da Semana da Consciência Negra em Arroio Grande. Este ano, no Rio Grande do Sul, está sendo comemorado 50 anos de Consciência Negra – O ano estadual da consciência negra.
No final da tarde, ocorreu a caminhada em homenagem ao orixá Iemanjá, através de “Um canto a Iemanjá, na qual a imagem foi recolocada no lugar após restauração, a cargo da ARAUAG – Associação Religiosa Afro-Umbandista de Arroio Grande.
No Centro de Cultura Basílio Conceição, A palestra da professora Maristela Corrêa deu uma importante contribuição a respeito da história da Consciência Negra e de seu idealizador Oliveria Silveira. Na parte artística, as apresentações da Orquestra Jovem do Areal e do Projeto Social Anjos e Querubins.
A realização do evento é um trabalho elaborado de forma coletiva, uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, UBUNTU – Movimento Negro de Arroio Grande, ARAUAG – Associação Religiosa Afro-Umbandista de Arroio Grande, LESAG – Liga das Escolas de Samba de Arroio Grande, MABSUL – Museu Afro-Brasil-Sul e Ponto de Cultura Axé Raízes – Clube Guarani.