Jovens de Arroio do Padre se formam em curso da Emater/RS-Ascar

Eduardo Radtke, de 20 anos, Henrique Lima Vergara, de 16 anos e Thielow Vergara Hornke se formaram na quinta-feira (8). (Foto: Divulgação)

Na tarde de quinta-feira (8), foi realizada a formatura de mais uma turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC). A 4ª edição do curso, que é promovido pela EMATER/RS-Ascar, com apoio do Sicredi, ocorreu em módulos mensais, entre julho e dezembro, totalizando seis encontros de três dias cada.

Ao longo dos módulos foram tratados assuntos relacionados à qualidade de vida, como saneamento básico, relações familiares, diversidade cultural do Rio Grande do Sul, acesso a políticas públicas e crédito rural, educação financeira, paisagismo, uso de plantas medicinais, e segurança e uso de equipamentos de proteção no trabalho rural.

Além disso, foram abordados, através de aulas teóricas e práticas, contando inclusive com visitas em propriedades rurais em outros municípios da região, temas referentes à produção rural e geração de renda, como pecuária de leite e de corte, fruticultura, olericultura, avicultura colonial, piscicultura, apicultura, ovinocultura, cultivo de cogumelos, floricultura, manejo de pastagens, secagem e armazenagem de grãos, qualidade do solo, agroecologia, irrigação, maquinário agrícola, uso de aplicativos e tecnologia na propriedade, turismo rural, agroindústria, cooperativismo, e acesso à mercados institucionais.

Este curso, que é voltado para jovens, com idades entre 16 e 29 anos, tem como objetivo a construção de possibilidades para a sua permanência no meio rural, como protagonistas e empreendedores no desenvolvimento socioeconômico e ambiental das propriedades familiares, através da sua capacitação, aquisição de conhecimentos, e da elaboração, implantação e execução de projetos produtivos nas unidades de produção familiar, assim promovendo a sucessão rural. Esta foi a edição que contou com o maior número de jovens e de municípios participantes: foram 27 alunos, de 12 municípios da região.

Esta é a primeira vez que jovens de Arroio do Padre tiveram acesso a este curso, tendo dois representantes: Eduardo Radtke, de 20 anos, e Henrique Lima Vergara, de 16 anos. Além deles, o estagiário do escritório municipal da EMATER/RS-Ascar de Arroio do Padre, que reside no interior de Pelotas, Thielow Vergara Hornke, também está entre os formandos.

A coordenadora municipal do curso, a extensionista rural Luísa Meyer Iepsen, acompanhou os jovens ao longo de todos os módulos, e da elaboração dos projetos produtivos. A Prefeitura Municipal do Arroio do Padre se fez presente na cerimônia de formatura, através do vice-prefeito Edegar Henke (PSB), reforçando seu apoio, e o interesse que a participação de munícipes se repita nas futuras edições do curso.

Os três jovens que, ao final do curso apresentaram, respectivamente, projetos produtivos com os temas: “Promoção do bem estar animal em pecuária leiteira”, “Cultivo de morango em substrato”, e “Melhoramento de aviário da propriedade familiar”, afirmam serem felizes morando no meio rural, amarem o que fazem, e pretendem seguir nas propriedades, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, com o acompanhamento e apoio dos técnicos da EMATER/RS-Ascar.

A próxima edição do curso, com uma nova turma, está prevista para começar em março. Jovens do município de Arroio do Padre interessados em participar devem entrar em contato com a equipe do escritório municipal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome