Arroio do Padre lança programa troca-troca de sementes de forrageiras

O programa vai disponibilizar três sacas de sementes de aveia ou azevém até o número máximo de 100 produtores. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Arroio do Padre)

Estão abertas até a próxima quarta-feira (15) as inscrições de agricultores do município interessados em obter sementes de forrageiras (aveia e azevém) para semeadura e futuro uso em adubação verde ou também para pastagens. A solicitação segue os termos da Lei Municipal n° 2.433, de 19 de outubro de 2022.

O programa Troca-Troca vai disponibilizar três sacas de sementes de aveia ou azevém até o número máximo de 100 produtores.

Conforme Loutar Prieb, secretário de Administração, Planejamento, Finanças, Gestão e Tributos, autor do projeto de lei que deu origem ao incentivo, a iniciativa tem um funcionamento semelhante à estadual. Ele acredita-se que, com o passar do tempo, deverá ser aprimorando.

O vice-prefeito Edegar Henke (PSB), no exercício do cargo de prefeito, também revela que o programa terá significativa importância para os produtores do município e concorda que a cada ano o atendimento a mais produtores poderá ser ampliado, ou ainda com maior volume de sementes.

Ambos destacam que a concepção do programa teve ampla participação da Câmara Municipal de Vereadores e acrescentam que é mais um incentivo que o município está colocando à disposição de sua população, em apoio a sua principal atividade econômica, a agricultura.

Segundo a administração, assim que encerradas as inscrições deverá ser instaurado processo licitatório para a aquisição das sementes para que estas estejam à disposição dos produtores conforme as regras do programa.

As regras para as inscrições dos interessados em obter sementes de forrageiras estão fixadas no edital 01/2023 do programa de incentivo e que pode ser acessado em www.arroiodopadre.rs.gov.br.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome