Tendo em vista que a grande maioria dos pequenos comércios estão fechados, a comercialização dos produtos agrícolas não está sendo fácil. Com as escolas fechadas, os associados à Cooperativa Agropecuária de Arroio do Padre (Coopap) perderam o seu principal público, os alunos das escolas locais, que consomem os produtos através da merenda escolar.
O presidente da cooperativa, Carlos Gustavo Lapschies, conta que aguarda a edição de decreto pelo governo federal para compras emergenciais, o que irá representar uma saída para os pequenos produtores associados. Segundo ele, tem conseguido fechar alguma venda para atacados. “Escolas, prefeitura e comércio parados, além do cancelamento da Festa Regional do Caqui e da Maçã dificultaram ainda mais a comercialização”, destaca.
Fundada em 2011, a cooperativa mantém o mesmo quadro de associados desde a sua criação. A Coopap reúne hoje 60 famílias, totalizando 84 associados que produzem frutas, verduras e legumes. As feiras livres, realizadas anteriormente junto à sede da Cosulati e praia do Laranjal também não estão sendo mais realizadas. De acordo com Lapschies, os custos superiores aos benefícios, inviabilizaram a realização dos eventos.
Produtor de caqui, Lapschies espera colher em torno de quatro mil quilos da fruta, apesar da estiagem, quantidade igual ao ano passado. Com propriedade na localidade Brasil para Cristo, ele possui pomar com 70 plantas da variedade Fuji. A colheita, que começou em meados de março e deve se estender até o início de maio, segundo ele, deve ser mais rápida do que em anos anteriores. “O preço obtido pelo quilo da fruta de R$ 2 se equipara ao praticado no ano passado”, diz.
A fruta que não tem produção em outro município da região compete com o produto vindo da Serra Gaúcha, especialmente Caxias do Sul. “Mas pelo que se sabe, a produção lá também não foi boa por causa da seca”, afirma.
Com uma população de 2.730 habitantes, Arroio do Padre possui 546 propriedades rurais e 582 agricultores familiares cadastrados junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). As principais atividades produtivas são fumo, leite, olericultura, fruticultura e avicultura. A olericultura e fruticultura são as principais atividades, com, aproximadamente, 55 famílias.