Por Departamento Técnico de Leite/Coopar Pomerano
A genética dos bovinos leiteiros evoluiu muito com passar dos anos, aumentando imensamente a produção de leite das raças especializadas. Por consequência dessa evolução, principalmente em volume de leite, a reposição de nutrientes aos animais deve ser atendida com maior atenção e de forma correta.
Uma forma de garantir que o requerimento em nutrientes dos animais seja atendido é por meio da suplementação mineral adequada. A suplementação correta de minerais e vitaminas é de grande importância para vida produtiva dos bovinos leiteiros. Isso é recomendado principalmente porque em uma propriedade leiteira se busca animais produtivos e saudáveis, que consigam reproduzir de maneira eficaz, se tornando animais longevos e que gerem lucro ao produtor (a).
Um parâmetro básico para que se possa estimar a demanda média de sal mineral por animal, “é a sua produção de leite”. Desta forma, estima-se que para atender a demanda nutricional da produção de 1litro de leite, juntamente com a mantença da vaca, são necessários de 10 a 14 gramas de mineral.
Na maioria das vezes, a suplementação de sal mineral ocorre via fornecimento de ração. Isso ocorre para garantir que os animais ingiram uma quantidade significativa sem desperdícios buscando suprir ao máximo a necessidade. Normalmente as rações comercias vem com 3% de mineral de em sua composição.
Levando em conta que a ração possui 3% de mineral, somente o fornecimento de ração atenderá a necessidade do animal?
Na verdade, a necessidade de mineral de uma vaca leiteira é uma matemática um tanto complexa, visto que envolve muitas variáveis. Também é possível dizer, que vai depender da quantidade de ração que o produtor ofertar ao animal, principalmente com relação a sua produção de leite e para isso também cabe lembrar a importância de medir o leite das vacas.
Para melhor entendimento segue abaixo tabelas explicativas sobre o uso de mineral:
Tabela 1. Uso de mineral levando em conta o volume de leite vaca/dia (recomendação 10 a 14g por lt de leite):
| Litros de leite | Lts X gramas de mineral | Total de gramas de mineral necessário: | |
| Vaca 01 | 15 litros | 15lt X 14g | 210 gramas/dia |
| Vaca 02 | 35 litros | 35lt X 12g | 420 gramas/dia |
| Vaca 03 | 45 litros | 45lt X 11g | 495 gramas/dia |
Tabela 2. Avaliando o suposto consumo de ração por vaca dia, levando em conta que esta ração possua 3% de sal mineral:
| Litros de leite | Suposição kg/ração com 3% de mineral | Total de gramas de mineral: | |
| Vaca 01 | 15 litros | 4 kg X 3% | 120 gramas |
| Vaca 02 | 35 litros | 10 kg X 3% | 300 gramas |
| Vaca 03 | 45 litros | 13 kg X 3% | 390 gramas |
Tabela 3. Quanto é preciso fornecer de mineral além da quantidade que é suplementada via ração nesta suposição?
| Litros de leite | (Necessidade) menos (suplementado via ração) | Total de gramas de mineral: | |
| Vaca 01 | 15 litros | 210g – 120g = | 90 gramas |
| Vaca 02 | 35 litros | 420g – 300g = | 120 gramas |
| Vaca 03 | 45 litros | 495g – 390g = | 105 gramas |
Conforme as tabelas acima, é possível ver que dependendo de qual percentual de mineral existe na ração, associado a quantos quilos de ração são fornecidos para cada vaca, pode faltar mineral, sendo indicado a suplementação adicional.
Esta suplementação adicional pode ser por ingestão forçada sobre alimentação no cocho, por ajustes na quantidade de ração fornecida, por ajustes no percentual de mineral utilizado (se a ração for produzida em casa) ou por oferta de mineral via saleiro à livre acesso a campo.
Entre muitas coisas, uma boa suplementação com mineral pode:
- Aumentar a resposta em produção de leite
- Melhorar a imunidade dos animais
- Melhorar a saúde dos animais
- Melhorar a eficiência reprodutiva
- Aumentar sólidos e valor nutricional do leite
- Melhorar a resposta da dieta
- Melhorar a integridade de cascos, sanidade da glândula mamaria, etc…
Qual mineral deve ser usado?
Atualmente o mercado oferta uma série de produtos, com diversas propostas, a fim de atender cada perfil de propriedade e animais. Normalmente, os minerais são equilibrados e seguem padrões mínimos e máximos de segurança na oferta de nutrientes em suas formulações. Atualmente, muitos minerais já vêm com aditivos como biotina, probióticos, monensina sódica, etc, em sua composição.
Observações
- Quanto maior a produção de leite da vaca, menor a quantidade de mineral a ser fornecido “por litro de leite produzido”, porque dilui a necessidade de mineral para atender a manutenção corporal da vaca (Dilui a mantença).
- Caso haja uso de saleiro é importante que ele esteja em local estratégico, permitindo o acesso fácil por todos os animais do lote. Ainda, é importante que o cocho saleiro esteja protegido da chuva e sol, evitando perdas.




