Já estão abertas as inscrições para o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Canguçu. Artistas e agentes culturais do município têm até as 17h do dia 21 de agosto para garantir a participação. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Canguçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude.
A Administração também informou a publicação da Retificação nº 1 ao Edital de Chamamento Público nº 117/2026, que regulamenta a seleção dos projetos culturais que receberão recursos da PNAB no município.
Como funciona
Os projetos serão avaliados por uma comissão, com notas de 0, 2, 6 ou 10 pontos distribuídas em sete critérios. Entre os aspectos analisados estão a qualidade da proposta, relevância cultural, impacto social, orçamento, cronograma, plano de divulgação, equipe técnica e trajetória do proponente.
A pontuação máxima é de 70 pontos, com possibilidade de até 15 pontos adicionais por meio de ações afirmativas.
Para seguir no processo de seleção, serão habilitados os projetos que alcançarem, no mínimo, 40 pontos e que não receberem nota zero em nenhum dos critérios.
Em caso de empate, terão prioridade as propostas inscritas primeiro e, na sequência, os proponentes com maior tempo de atuação cultural. A organização também informa que projetos com informações falsas ou conteúdo discriminatório serão desclassificados.
Para conferir o edital completo e obter mais informações, os interessados podem acessar o portal da Prefeitura de Canguçu.




