
*Com informações da Agência Brasil
O Dia Mundial do Chocolate, comemorado nesta terça-feira (7), marca um cenário positivo para a indústria brasileira. Presente na rotina dos consumidores e com espaço cada vez maior além da Páscoa, o chocolate continua registrando crescimento na produção, no consumo e nas exportações.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção nacional passou de 805 mil toneladas em 2024 para 814 mil toneladas em 2025. A expectativa é de novo avanço em 2026, embora os números finais ainda dependam do fechamento do ano.
O consumo médio no Brasil é de quase quatro quilos por pessoa ao ano. Apesar do avanço, o índice ainda está abaixo de mercados como Estados Unidos e países europeus, onde o consumo varia entre nove e dez quilos por habitante, indicando potencial de expansão.
De acordo com a Kantar/Ibope, o setor movimentou R$ 42,5 bilhões em 2025, impulsionado principalmente pelos chocolates finos, lançamentos e pelo crescimento das vendas ao longo de todo o ano.
No comércio exterior, o Brasil exportou 37,8 mil toneladas de chocolate em 2025, gerando US$ 210,2 milhões e alcançando cerca de 168 países. Entre os principais destinos estão Argentina, Chile e Paraguai, enquanto a indústria busca ampliar presença no mercado europeu e nos países árabes.
A cadeia produtiva também tem forte impacto na geração de empregos. As empresas associadas à Abicab mantêm cerca de 450 mil postos de trabalho. Somente na Páscoa deste ano foram abertas mais de 14,5 mil vagas temporárias, número superior ao registrado em 2025.
O setor também celebra a sanção da Lei nº 15.404/2026, que estabelece percentual mínimo de cacau nos chocolates comercializados no país e determina maior transparência nas informações dos rótulos. A norma entra em vigor em maio de 2027 e é vista como um avanço para produtores e consumidores, fortalecendo a qualidade dos produtos e valorizando a cadeia nacional do cacau.



