
Desde o início da semana, moradores do distrito do Povo Novo podem castrar gratuitamente seus animais de estimação de pequeno porte. O castramóvel — unidade móvel da Secretaria de Município dos Direitos dos Animais (SMDA) — está estacionado junto à sede da Coordenadoria do Distrito.
A unidade já atendeu as ilhas da Torotama e dos Marinheiros. Somados os atendimentos realizados na cidade, bairros e distritos, a SMDA contabiliza mais de 4,5 mil cirurgias em pets somente em 2025.
Para realizar a cirurgia, o tutor deve procurar o castramóvel diariamente, das 8h às 17h, para efetuar o cadastro. No momento, será agendada a data do procedimento e repassadas as orientações necessárias. É fundamental seguir os cuidados pré-operatórios, como a alimentação adequada e o jejum de oito horas antes da cirurgia. Todo o histórico do animal deve ser informado ao médico veterinário.
O castramóvel é equipado e autorizado para a realização de cirurgias, além de oferecer atendimento pré e pós-operatório.



