Composto Montana da Estância da Gruta é destaque na terça-feira (7)

Oferta inclui 25 touros de dois anos com Certificação Especial de Identificação e Produção (CEIP). (Foto: Edu Rickes)

A Estância da Gruta realiza na terça-feira (7), durante a Expofeira Pelotas a 27ª edição do Leilão Montana da Gruta. A oferta inclui 25 touros de dois anos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e 30 fêmeas de um ano da raça que carregam a qualidade genética da propriedade. O remate ocorre a partir das 19h, na pista de remates da Associação Rural de Pelotas, com condução da leiloeira Knorr Leilões e transmissão pelo Lance Rural.

Animais têm seguro de vida e transporte até 6 de agosto de 2026. (Foto: Edu Rickes)

A superintendente técnica da Associação Internacional de Criadores de Montana, zootecnista Gabriela Giacomini, avalia como espetaculares os touros que serão ofertados no leilão. “Eu arrisco dizer que é uma das melhores safras da Estância da Gruta, touros muito pesados com média de 800 quilos para animais de dois anos, mas com estrutura para acomodar todo este peso”, salienta. Gabriela destaca ainda o valor genético elevado dos animais, com alto índice Montana, Diferença Esperada na Progênie (DEP) genômica para quem precisa fazer bezerro pesado ou busca precocidade sexual e mais velocidade de ganho na terminação. “São touros com altas DEPs de características de carcaça medidas por ultrassonografia e temos vários destaques neste leilão”, avalia.

Para quem busca rendimento de carcaça, a zootecnista cita os lotes 20 (Atlas da Gruta) e 25 (Artois da Gruta), o que considera touros especiais para DEP de área de olho de lombo, por exemplo. “Para precocidade sexual, posso destacar o lote 13 (Atkinson da Gruta), que é a maior DEP de possibilidade de prenhez aos 14 meses, muito importante para quem busca encurtar ciclos dentro da propriedade”, salienta. O grande destaque, segundo a zootecnista, é o lote número 5 (Armani da Gruta), o touro de maior índice Montana do leilão. “Geneticamente, ele é o touro mais importante do leilão, além de ser morfologicamente perfeito, mocho, com ótimas DEPs de gordura na carcaça”, pontua. Ela cita ainda que, independentemente desses destaques, a qualidade dos touros no geral está excepcional.

Todos os touros ofertados estão cobertos com seguro de vida e transporte até 6 de agosto de 2026. O frete é gratuito para municípios distantes até 250 quilômetros de Pelotas, com entrega no Sindicato Rural do município do comprador. As condições de pagamento são de 20 parcelas ou 8% de desconto para pagamentos à vista. Pelo Plano Safra, o pagamento de 25% é feito à vista e o saldo em 15 de maio de 2026. Além disso, a Gruta garante o “Desconto Fidelidade”, um abatimento progressivo e cumulativo para compradores de outras edições, oferecendo 1% de desconto ao ano, com teto de 10%.

Antes do leilão, a partir das 16h, haverá o julgamento da raça, que irá reunir oito trios entre os melhores exemplares do criatório para disputar o título de grande campeão da mostra. A jurada será a subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Betty Cirne-Lima. A Estância da Gruta é referência na seleção de gado Montana e um dos maiores criatórios do Brasil.