A Câmara de Vereadores de Piratini realizou, na terça-feira (12), uma Audiência Pública com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os proponentes da reunião foram os vereadores Serginho Castro (PDT) e Carlos Caetano (PDT), com o objetivo de debater o Projeto do Programa Camponês Municipal.
Estiveram presentes no evento os vereadores do município, o vice-prefeito Patrick Pereira (PSDB), o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Leonardo Polina, o chefe da Emater, Benhur Farias, lideranças comunitárias e representantes de pequenos agricultores. O projeto é voltado para Agricultura Familiar e tem como finalidade gerar autonomia, segurança alimentar, renda e capacidade produtiva. Durante o momento, também foram sanadas dúvidas sobre a iniciativa.
Adilson Schuch, dirigente do MPA, comentou sobre a invisibilidade e as dificuldades das políticas públicas em favor dos pequenos agricultores de maneira geral. “Não vou estratificar apenas uma parcela dos camponeses, mas esse contexto atinge os quilombolas, os assentados e toda essa base social, que enfrenta dificuldades no âmbito da política agrícola a nível nacional. Hoje, há uma invisibilidade e dificuldades para que o pequeno agricultor acesse essas políticas, o que representa um desafio. A grande maioria dos agricultores está resistindo por conta própria”.
Segundo o dirigente, a ideia do projeto é garantir o protagonismo do agricultor, permitindo que o camponês tenha uma lei que o reconheça e o legitime. “Além de fortalecer o período da administração, melhora a relação com o vereador e com a Secretaria de Agricultura. O agricultor progride, é um trabalho que, no final, todos crescem”. acrescentou Schuch.
O vice-prefeito enfatizou que a administração municipal está à disposição para desenvolver um município cada vez mais forte. “Vamos trabalhar incessantemente para construir uma cidade, uma agricultura e uma pecuária mais sólidas junto à comunidade”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural explicou que o projeto ainda não tinha sido apresentado ao Legislativo a fim de realizar essa reunião para que as partes envolvidas pudessem debater e contribuir. “Não adiantava eu pensar no projeto, enviá-lo e algum vereador não concordar, precisar de ajustes e, mesmo assim, alguém continuar insatisfeito. Então por isso, sugiro uma reunião envolvendo a Secretaria, os vereadores e vocês, agricultores, que são os principais beneficiários. Assim, podemos organizar tudo certinho, garantir que ninguém fique insatisfeito e colocar todas as ideias de vocês (produtores), que forem possíveis de colocarmos no projeto”, explicou.
Para participar do projeto, por enquanto, será feito um controle através da Coordenação Municipal do Movimento, que terá acesso ao histórico das pessoas que participam ativamente dos debates e encontros. Grande parte dos agricultores que estavam presentes se interessaram em fazer parte do programa, tanto que cinco lideranças de Associações Rurais já começaram a acompanhar o projeto juntamente com a coordenadora regional.




