
A 2ª Feira Nacional de Genética (Fenagen) Promebo promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), com sede em Pelotas, já é sucesso. O evento, que começou na quarta-feira (2), no parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP) ocorre até sábado (5). Um dos destaques da programação desta sexta-feira (4) é a primeira edição do remate Genética Comprovada, conduzido pelo leiloeiro Eduardo Knorr, da Knorr Leilões, e que levará para a pista dez das melhores fêmeas apresentadas durante a feira. O evento ocorre a partir das 19h, em pista montada em área preparada especialmente para a Fenagen.
Segundo Knorr, o remate é um embrião desta exposição que ainda deve crescer muito. “No ano passado, ela foi bastante atingida devido ao tempo e pela enchente, o que dificultou a participação de muitos criadores e este ano, ela foi melhor trabalhada e com mais antecedência e já tem a participação de 30% a 40% a mais de animais do que a anterior”, ressaltou.
Para Knorr o crescimento projetado à feira se deve à forma única como é trabalhada, em que os julgamentos avaliam não só beleza dos animais, como também o seu interior, que é a genética. “Está provado que a transmissão de caracteres através de indivíduos superiores por avaliações, que é o caso do Programa de Melhoramento Bovino (Promebo), por exemplo, é um grande diferencial para quem quer acelerar ganho de peso, produção de terneiros, tamanho de carcaça, qualidade de carne, uma ferramenta muito forte que só a Fenagen julga desta forma, dando um peso alto para o genótipo e menor para o fenótipo”.
A oferta inclui fêmeas apenas das raças Angus, Brangus, Charolês, Devon, Braford e Hereford e, conforme o leiloeiro, a opção por ofertar somente fêmeas foi feita por se tratar de uma feira de genética e se deve à valorização destas mães superiores. As condições do remate são de 20 parcelas sem juros ou pagamento em cinco parcelas com desconto de 5% ou 8% de desconto para pagamento à vista. O remate será transmitido pelas TV O Campo e Knorr Leilões TV.
A coordenadora da Fenagen Promebo, a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, destaca que a entidade tem uma expectativa alta em relação a esta segunda edição. Segundo ela, já no primeiro dia, a participação do público foi significativa, especialmente na quarta edição do Fórum Promebo na Prática, com palestras na quarta e na quinta. “São várias palestras técnicas ligadas ao agronegócio e na sexta-feira e no sábado entra em ação o nosso parceiro Foco Pampeano com suas palestras técnicas”, disse.
A participação no evento é gratuita, apenas com inscrição prévia para as palestras. Os julgamentos de animais são abertos para quem tiver interesse em acompanhar e entender um pouco mais sobre melhoramento genético.
A 2ª Fenagen tem 203 animais inscritos de sete raças, Charolês, Devon, Hereford, Braford, Angus, Brangus e a estreante Ultrablack. Nos critérios de julgamento, os jurados de cada raça consideram 60% genética (genótipo) e 40% visual (fenótipo). A avaliação fenotípica considera quatro critérios com peso igual como aprumos e locomoção, características de conformação, padrão racial e características sexuais. Os jurados foram indicados por associações e escolhidos pelo Conselho Técnico da ANC.
Segundo a superintendente, o evento deve se fixar em Pelotas até por ser o local da sede da entidade, além de possuir uma rede de apoio consolidada e a próxima edição, no ano que vem, está confirmada.




