
A escolha dos Alunos Destaque é um programa da Secretaria Municipal de Educação que, neste ano, apresenta uma nova proposta para definir os estudantes vencedores. A seleção vai além do bom desempenho, responsabilidade e respeito no ambiente escolar: os alunos também deverão desenvolver um projeto com um tema atual e necessário: “Menos Tela, Mais Vida”. O objetivo é estimular as relações humanas e reduzir o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
Idealizado pelas coordenadoras Flávia Monteiro e Débora Palombo, o projeto busca incentivar a convivência e a empatia no ambiente escolar, por meio da reflexão sobre os hábitos digitais. A proposta será trabalhada com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, além dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Manoel Lucas Prisco.
A coordenadora pedagógica Flávia Monteiro destacou a importância da iniciativa. “Esse é um projeto que a Secretaria Municipal de Educação elaborou visando o bem-estar e a saúde dos nossos alunos e da comunidade, buscando uma forma de desconectar um pouco dos celulares para fortalecer as relações humanas”, afirmou.
Flávia também explicou que a ideia é fazer com que os alunos reflitam sobre seus hábitos e desenvolvam propostas criativas e viáveis de reconexão com o mundo real. “Muitas vezes, os alunos não se comunicam mais, não interagem entre si. Até mesmo no intervalo, cada um fica no seu celular. Eles esquecem que as relações humanas são fundamentais”, ressaltou.
Segundo as coordenadoras, os estudantes serão avaliados com base no rendimento escolar e na qualidade do projeto elaborado. Cada turma terá um representante escolhido como Aluno Destaque. O projeto deverá conter título, objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, metodologia e avaliação. As propostas serão analisadas por uma comissão, e as melhores ideias serão premiadas com uma viagem custeada pela Prefeitura — o destino ainda não foi divulgado. A data da solenidade de premiação também não foi informada.
A secretária de Educação, Jaqueline dos Santos, reforçou que o sucesso da iniciativa depende do engajamento da comunidade escolar. “Foi solicitado que os professores de todas as disciplinas participem da elaboração dos projetos, colaborando e apoiando seus alunos”, destacou.
As reuniões com os coordenadores já foram realizadas e o trabalho está em andamento nas escolas. A expectativa é de que os projetos tragam propostas aplicáveis dentro das próprias instituições, tornando o ambiente mais acolhedor e humano.
“A tecnologia é muito boa, mas somos seres humanos e precisamos dessa interação uns com os outros, dessa empatia — principalmente dentro das escolas”, concluiu Flávia.



