
A Prefeitura de Cerrito anunciou, nesta quarta-feira (14), a nomeação de Rafael Gonçalves Lopes como o novo secretário de Desenvolvimento Rural. Com uma sólida trajetória profissional e formação nas áreas de agropecuária e gestão ambiental, Lopes assume a pasta com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico do setor rural local, alinhado à preservação dos recursos naturais.
O novo secretário traz consigo uma vasta experiência no serviço público. Após concluir sua formação como técnico em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça em 2004, iniciou sua carreira na Prefeitura de Cerrito, onde atuou como técnico agrícola de carreira entre 2005 e 2010. Esse período proporcionou um conhecimento aprofundado das dinâmicas e necessidades específicas do setor primário do município. Desde 2010, Lopes é servidor da Emater/Ascar-RS, aplicando seus conhecimentos em benefício dos agricultores e da comunidade rural em geral. Sua busca por constante aprimoramento o levou a obter a graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), agregando uma visão estratégica sobre a importância da sustentabilidade nas práticas agrícolas.
O novo secretário sucede o atual vice-prefeito Wagner Tessmer (PL), que ocupou a pasta nos primeiros meses da gestão. Lopes foi recepcionado na manhã desta quarta-feira, no Gabinete do prefeito Flavinho Vieira (PP), que, juntamente com o vice, desejou sucesso ao novo gestor. Vieira destacou a importância crucial da Secretaria de Desenvolvimento Rural para a administração municipal por conta da significativa demanda do interior nos setores agrícola, agropecuário e do agronegócio, que desempenham um papel fundamental na economia e no desenvolvimento local.



