Arroio Grande promove abertura da Semana da Pátria

Dentro da programação da Semana da Pátria, aconteceu no Palanque Oficial na manhã desta sexta-feira (1º), a abertura oficial das atividades que envolvem a Rede Escolar e entidades do município.

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Pátria tem como tema municipal os “150 anos de Emancipação Política do Município de Arroio Grande”.

O cerimonial contou com a apresentação da Banda Municipal conduzida pelos instrutores Antônio Marcos Ferreira e Glauber Keoma. Em seguida o prefeito Ivan Guevara (Progressistas), recebeu das mãos do soldado Maiquer Caetano o Fogo Simbólico, que foi conduzido da Brigada Militar até o Palanque Oficial, acompanhado pelos alunos representantes das escolas.

Após o acendimento da pira e a execução dos hinos oficiais, a secretária de Cultura, Anelize Carriconde efetuou uma fala destacando as comemorações dos 150 anos de Arroio Grande, retratando a raíz histórica dos povos originários.

O secretário Municipal de Educação, Iderli Garcia “Professor Kiko”, ressaltou em seu discurso o esforço efetuado pela educação municipal, no sentido de reativar as bandas municipais.

Finalizando os discursos, o líder do Executivo Municipal ao reforçar a importância de cultivar o espírito patriota, agradeceu a participação das escolas, forças vivas, ex-prefeitos, secretariado e vereadores presentes no cerimonial.

Tomado pelo espírito municipalista, Guevara fez referências à falta de apoio das esferas estadual e federal para as prefeituras brasileiras e gaúchas, dizendo ainda, que os prefeitos não podem se curvar para um governador que quer impor responsabilidades que seriam do próprio estado. Em relação a União, cobrou dos congressistas e do governo federal um olhar com responsabilidade aos municípios, e garantiu que mesmo com um índice de 51% das prefeituras trabalhando nesse momento no vermelho, a administração de Arroio Grande se manterá no bloco dos 49% das prefeituras que fechará o ano com suas contas em índices positivos.

“Fica aqui o nosso recado enquanto gestores com a responsabilidade de cuidar dos recursos públicos dos arroio-grandenses, mas vamos exigir uma tomada de decisão das autoridades estaduais e federais que cumpram, também, com suas obrigações e não ajam com a intenção de inviabilizar as prefeituras”, cobrou Guevara.

A solenidade ainda contou com uma homenagem de reconhecimento dedicada a Eva Maria Lima, Elaine Gomes Menezes, Maria Emília Lúcio e Sônia Beatriz Pereira, mulheres que foram importantes na trajetória da Banda Municipal.