Turuçu volta a ofertar atendimento especializado na saúde

O foco foi a segurança da equipe, ao oferecer o melhor atendimento possível para a situação de parada cardíaca do adulto. Foto: Divulgação

O município de Turuçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo novamente atendimento em três especialidades médicas. São elas: psiquiatria, pediatria e ginecologia. Pela legislação brasileira, esse tipo de atendimento nos municípios deveria ser custeado pelo estado, mas faltam recursos. “O serviço ficou suspenso por um ano porque não tínhamos mais como manter as especialidades”, explica a secretária de Saúde, Daniela Beatriz Hörnke.

Secretária de saúde de Turuçu, Daniela Beatriz Hörnke (Foto: Divulgação)

Buscando melhorar a qualidade de vida da população, mesmo sem contar com o aporte financeiro do governo estadual, o executivo municipal decidiu custear o serviço e está priorizando o investimento em saúde. “Fizemos alguns esforços no sentido de rever investimentos em várias pastas e entre todas as nossas necessidades, priorizamos a melhoria na saúde”, comenta a prefeita Selmira Fehrenbach (MDB).

As novas especialidades e a oferta de médicos em pronto atendimento foram possibilitadas através da terceirização parcial dos médicos do município, resultado de um investimento de R$82 mil/mês do Executivo em saúde.

Confira como vão funcionar os atendimentos:
Atendimento psiquiátrico: a cada 15 dias, começando no dia 2 de setembro, após as 13h. Serão 20 fichas por agendamento prévio feitos nos Postos de Saúde ou diretamente na recepção do Centro de Especialidades.

Atendimento ginecológico: todas as quintas-feiras, no posto de saúde central. O primeiro dia de atendimento será em 5 de setembro, exclusivamente para gestantes. Nas quintas posteriores, o atendimento será por ordem de chegada, com a disponibilização de 10 fichas – sete serão para moradores da cidade e três para moradores do interior.

Atendimento pediátrico: todas as quartas-feiras, a partir do dia 4 de setembro, após as 13h e estarão disponíveis 10 fichas para atendimento por ordem de chegada, no Centro de Especialidades.

Além disso, de segunda a sexta-feira, durante o dia, a secretaria  oferece atendimento médico através das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) – Posto ESF Central e Posto ESF São José. Durante a noite, nos finais de semana e feriados, o atendimento médico de livre demanda é feito através do Pronto Atendimento Dr. José Carlos Décio da Costa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome