Emater/RS-Ascar de Turuçu promove curso de boas práticas de aplicações agrícolas

Curso foi dividido em 12 horas de aula teórica e quatro de prática. (Foto: Divulgação)

Nos dias 5 e 6 de outubro o escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Turuçu ministrou um curso de 16 horas de duração a 20 produtores rurais com o tema: “Boas práticas de aplicações de agrotóxicos”, nas dependências da Escola Estadual João Simões Lopes Netto.

O objetivo do curso foi tratar questões relativas a pulverizações e manejo de agrotóxicos. Entre os principais temas estiveram: melhoria na eficiência das aplicações, calibração e regulagem de pulverizadores, uso correto de bicos pulverizadores para redução de deriva, cuidados com a saúde e transporte, que foram divididos em 12 horas de aula teórica e quatro de prática.

O curso também instruiu os agricultores a fazer o cadastro de aplicadores no site da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), determinação da Instrução Normativa 06/2019, que estabeleceu regras para o cadastro e a necessidade do produtor prestar informações.

Para a realização do curso muitos esforços foram reunidos. O escritório municipal da Emater/RS-Ascar, que organizou o evento, contou com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura para realização de café da tarde, com o espaço para as aulas teóricas cedido pela Escola Estadual João Simões Lopes Netto e também com um pulverizador para parte prática, emprestado pelo produtor Luis Augusto Sampaio Sinott. As aulas foram ministradas pelo assistente técnico regional da Emater, Evair Ehlert, e coordenadas pela equipe municipal.

Ao final, a turma estava muito satisfeita. Segundo relato na avaliação final, foi possível obter muito aprendizado e os participantes já esperam outros cursos com esse tema.

“Os agricultores de Turuçu são muito interessados em fazer corretamente as aplicações agrícolas, sempre pensando no bem-estar das pessoas e meio ambiente, é claro, buscando também eficiência produtiva”, disse extensionista rural da Emater em Turuçu, a engenheira agrônoma Janaína Rosa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome