Promover o conhecimento sobre o processo saúde-doença, o autocuidado e as plantas bioativas são temas abordados junto aos grupos de mulheres rurais de Turuçu, através das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidas pela equipe da Emater/RS-Ascar.
O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Turuçu tem nas atividades coletivas uma de suas fortalezas. As ações de Aters envolvem 21 grupos de agricultores, organizados por interesse (morango e leite, entre outras temáticas), por público (mulheres, quilombolas, etc) e por localidades, além dos grupos formais (cooperativa e associações). Nesses grupos são tratados assuntos específicos e temas que envolvem o desenvolvimento rural do município. Os participantes são ainda beneficiários de uma política pública municipal, em que a participação assídua no grupo lhes dá descontos na contratação de serviços.
Entre esses grupos, seis são de mulheres, com encontros mensais para tratar de diversos temas, como autocuidado, autoestima, práticas artesanais e culinárias. No mês de maio foram realizadas oficinas de Plantas Bioativas de cuidado com a pele e preparo de pomadas. A partir da identificação e uso seguro das plantas medicinais e do levantamento de problemas de saúde da pele, mais frequentes entre as famílias envolvidas, foram elaborada: Pomada cicatrizante, principalmente para rachaduras em pés e mãos e Pomada para dores musculares e na coluna.
Nestas oportunidades também se destacam as orientações e cuidados com a pele, e com lesões na pele, incluindo a higienização, bem como identificação e usos de plantas medicinais. As reuniões, além do intuito de troca de conhecimentos, são momentos de confraternização e aproximação entre as participantes. Após a reunião, o Grupo do Centenário comentou e elogiou a realização da oficina e representantes do Grupo Corrientes ressaltaram a melhora com o uso das pomadas.
Para os próximos meses, outras oficinas estão previstas, como a de Xarope Expectorante, aproveitando plantas para esta finalidade e promovendo o autocuidado para problemas respiratórios mais comuns (resfriado, gripe, tosse) nesse período do ano.