No dia 1º de junho, foi realizada a reunião ordinária do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânico é Vida, na propriedade da família Ramson, em Turuçu. O evento é uma atividade rotineira das sete famílias que possuem alvará de produção orgânica para venda direta. O objetivo é trocar experiências, aprender novas técnicas de cultivo e manejo, além de integrar as famílias.
Na atividade, tratou-se sobre o benefício do uso de plantas bioativas para saúde humana e do ambiente. Além disso, também houve uma conversa sobre homeopatia e uma oficina de confecção de caldas naturais para controle e prevenção de insetos e doenças, ministrada pela extensionista rural Janaína Rosa. Para a ação, contou com a colaboração das famílias, que levaram plantas bioativas de sua propriedade para troca de conhecimentos, discussão e uso na oficina.
Houve também um sorteio de brindes, que foi combinado entre os membros como forma de incentivo à participação nas reuniões. Entre os prêmios estavam mudas de tagetes da floricultura Solar, copos da Sicredi, insumos da Agrotur e produtos das famílias, como conservas de pepino e doce de leite.
“Ao final do dia, o grupo encontrava-se feliz e motivado para continuidade da produção orgânica e novos aprendizados”, avaliou Ronaldo Maciel, gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas.