O Pavilhão da Agricultura Familiar e seus mais de 45 participantes deram um show durante a 28ª Fenadoce, realizada de 3 a 19 de junho no Centro de Eventos, em Pelotas, com mais de R$ 1 milhão em vendas, nos 17 dias do evento. A informação é do coordenador da feira, Renato Cougo, da Emater, que destacou a participação de agroindústrias de 25 municípios da Zona Sul e outras regiões do estado.
Representando o município de Turuçu, participaram duas agroindústrias, a Sabor da Colônia e a Terras Belas. “O município de Turuçu possui um relevante número de agroindústrias familiares rurais, oito no total, que beneficiam e agregam valor aos produtos da agricultura familiar”, diz a extensionista rural da Emater e chefe do Escritório local, a médica veterinária Alessandra Storch. Segundo ela, os empreendimentos se destacam pela qualidade e diversidade de produção e apresentam o que há de melhor através de produtos diferenciados e receitas tradicionais.
Entre os destaques, ela ressalta os produtos à base de pimenta e os queijos coloniais, que atendem o gosto de diversos públicos. Os molhos, pastas, geleias e conservas à base de pimenta são o carro-chefe da Agroindústria Sabor da Colônia, que agora agrega ao seu portfólio a marca Pimenta Guapa, que traz novidades à base de pimenta em novas receitas e apresentação de produtos, diz a extensionista. “A Agroindústria Terras Belas, por sua vez, apresenta seus tradicionais queijos coloniais, com ou sem o toque da pimenta”, salienta.
Ela conta que além do bom volume de produtos comercializados, os produtores puderam estabelecer contato com consumidores de todo o país, que visitaram a feira. “Além da comercialização e da divulgação dos seus produtos, aproveitaram também para divulgar e convidar os visitantes para a Festa do Morango e da Pimenta, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, em Turuçu, a Capital Nacional da Pimenta”, destaca.
Historicamente acompanhadas pela Emater/RS-Ascar, as agroindústrias contam com o suporte técnico municipal para o desenvolvimento de suas atividades e também para o acesso a feiras e exposições fora do município, explica. “O melhor atestado de um produto de qualidade quem pode nos dar é o consumidor e não há melhor lugar para este retorno do que as feiras e eventos, onde há diversidade de público e oportunidade para contato direto”, salienta.
Segundo a extensionista, os produtores chegaram ao final do evento, satisfeitos não apenas com os lucros, mas com a oportunidade deste contato próximo que as marcas Sabor da Colônia e Terras Belas tiveram com o consumidor final. “A aceitação dos produtos feitos com tanto esmero, só vem agregar e valorizar o trabalho destas famílias rurais”, finaliza.