No domingo (1º), em um exercício pleno de cidadania, através do voto não obrigatório, a população turuçuense aproveitou o domingo de sol e foi às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares.
Cerca de 36% dos eleitores aptos do município compareceu às duas mesas de votação instaladas na Escola Dr. Urbano Garcia e Posto São José.
A presidente da comissão eleitoral e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Marilena Ramson, afirma que contar com a participação expressiva da população é muito importante, fechando com chave de ouro o processo eleitoral que começou no início do ano e que teve novidades como o voto em urna eletrônica, “garantindo transparência e lisura ao processo”, afirma.
A presidente do Comdica, Alessandra Storch, afirma que o Conselho Tutelar é fundamental para assegurar e fornecer o suporte necessário para uma infância saudável, livre de violência e abuso.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como principal missão zelar pelo cumprimento dos direitos infantojuvenis, atuando de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os eleitos para o mandato de 2024/2028 foram Mariléia Braun Costa, Claudia Fabiane Hartiwig Ribeiro, Sandy Centeno Jaques, Liliane Contreira, Elizete Born.