Ecosul faz ação de conscientização na BR-116 em Turuçu

Atividades focadas na conscientização sobre os perigos causados pelo álcool acontecem nesta sexta-feira (20), véspera em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos. (Foto: Divulgação/Ecosul)

A conscientização está no roteiro dos motoristas que passarem pelo km 482, da BR-116/RS, em Turuçu, nesta sexta-feira(20). A Ecosul promove uma ação das 13h às 17h, dentro da programação da Operação Verão da concessionária. As orientações aos usuários do Polo Rodoviário Pelotas têm foco na segurança com o tema “Se beber, tome uma atitude: não dirija!” e acontecem no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) Turuçu.

A equipe do Serviço Médico e Resgate (SMR) oferecerá exames gratuitos de verificação de pressão e glicose. A iniciativa integra as ações do Programa de Redução de Acidentes (PRA) que disponibilizará um simulador de embriaguez para ressaltar aos viajantes os perigos causados pela união entre ingestão de álcool e direção.

Simulador de embriaguez mostra o efeito do consumo de álcool através da redução da visão ampla. (Foto: Divulgação/Tradição)

A ferramenta simula o efeito do consumo de álcool através da redução da visão ampla, diminuição do tempo de reação, distorção visual e a alteração de percepção da profundidade e distância. Através das sensações pode-se experimentar a extensão dos danos causados pela embriaguez ao volante. As chances de se envolver em um acidente são muito maiores quando o motorista dirige após ingerir bebida alcoólica.

Na data em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos – domingo, 22 de janeiro, a ação serve para destacar a evolução da legislação para civilidade no trânsito. Ao longo dos anos as mudanças estabeleceram prioridades para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, além de ampliar a ordem no tráfego urbano e nas rodovias. O CTB prevê multa ao motorista flagrado conduzindo sob efeito de álcool ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro. Com apenas 0,02% a 0,05% de álcool no organismo – equivalente a um copo de cerveja, existe uma diminuição severa das funções visuais e da capacidade de dirigir com precisão. No terceiro copo, equivalente a 0,15% de álcool no corpo, já se tem uma redução drástica de atenção, comprometendo o controle do veículo e funções relacionadas à direção.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome