Casa Harter é um dos atrativos do turismo rural na colônia de Turuçu

Local conta com casarão do século XIX. (Foto: Daniel Batista/JTR)

O verão normalmente é marcado pelas viagens em massa para as praias gaúchas, principalmente aos finais de semana. No entanto, para quem prefere o canto dos pássaros ao barulho do mar, a Casa Harter pode ser o local ideal para contemplar as belezas naturais e os atrativos da colônia de Turuçu.

A 15 minutos da BR 116 o acesso ao local pode ser realizado entre o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecosul e a Casa da Pimenta. A casa funciona em um casarão do século XIX, na Colônia São José, que está na quarta geração da família de Simone Mariela Harter, criadora do empreendimento ao lado do marido Orgel Stigger.

Simone Mariela Harter e o marido Orgel Stigger inauguraram o empreendimento no final de outubro de 2021. (Foto: Daniel Batista/JTR)

O imóvel começou a ser restaurado em maio de 2020 e o empreendimento teve a inauguração oficial em 30 de outubro, com a presença do prefeito Ivan Scherdien (PP) e integrantes do Executivo Municipal, que continuam fornecendo auxílio. “Já como divulgação e apoio, para eles irem construindo agenda e começar a receber visitantes”, disse Dóris Lubke, secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura. O local também integrou a programação alusiva ao aniversário de 26 anos de emancipação de Turuçu, sendo um dos destinos de um evento de cicloturismo rural, que reuniu pessoas de municípios da região.

Com pouco mais de três meses de funcionamento, o espaço já recebeu mais de 500 pessoas, sempre com todos os cuidados contra a Covid-19, como a limitação a 60 pessoas. “Teve gente que veio e já retornou”, afirma Simone.

Café colonial é um dos destaques, com a receita tradicional da roda de carreta. (Foto: Daniel Batista/JTR)

Uma das grandes atrações é o café colonial, servido sempre aos domingos e mediante agendamento. Por R$ 35, os visitantes podem degustar um cardápio de comidas caseiras que conta com torta fria, pizza, bolacha, pão, salgados fritos, canudinhos, queijos, morcela, doce de leite normal e com morango e pimenta, manteiga, sucos e café. O destaque é a roda de carreta com açúcar e canela. “A receita tradicional”, garante Simone.
Os produtos são feitos no local ou comprados na própria colônia. “O nosso propósito sempre foi agregar os produtores daqui”, afirma Stigger.

Visitantes ainda podem desfrutar de ampla área verde, com playground. (Foto: Daniel Batista/JTR)

Para Simone, que trabalhava há 10 anos em uma loja de moda infantil e o marido, há 16 no setor de transporte, o empreendimento é uma satisfação, principalmente pelo ambiente familiar. “A gente até esquece que tem negócio”, brinca Simone.

Mesa conta com diversas opções de receitas, com produtos elaborados diretamente na colônia. (Foto: Divulgação)

O local também conta com playground e área externa, com rede, e funciona somente aos domingos, das 14h às 18h30. Também é possível reservar para eventos ou festas. O contato pode ser feito por meio do telefone (53) 98454-3195 ou no Instagram @casaharteroficial.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome