*Com informações da Assessoria de Imprensa
Subiu para 14 os focos de larvas do mosquito Aedes aegypti no bairro Navegantes, em São Lourenço do Sul. Cinco novos focos foram encontrados em um mutirão realizado na semana passada. Três deles apenas nas proximidades do antigo engenho Talismã. Na segunda-feira (17), o bairro recebeu mais um mutirão reunindo todos os agentes de combate a endemias e os agentes de saúde da zona urbana. Agentes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde também participam da ação.
O mutirão tem por objetivo fiscalizar todos os imóveis do Navegantes, além de orientar os moradores. E novos criadouros com larvas foram localizados. Estas larvas foram coletadas para envio de análise laboratorial que fará a confirmação ou não para Aedes Aegypti.
Há muitos bons exemplos no bairro, mas também problemas em várias residências.
Existem formas diversas de acúmulo de água, como potes nos pátios, pneus e baldes e lonas para cobrir objetos. Outro cuidado é com os pratos colocados em baixo de potes de plantas. “Estes pratos podem estar secos, mas podem mesmo assim ter ovos grudados nas bordas. Quando chover, tiver água, em minutos os ovos eclodem e as larvas começam a se desenvolver”, explica o agente de endemias, Flávio Souza. A orientação é para que as pessoas evitem usar estes pratos e, caso usem, coloquem areia para impedir o acúmulo de água. Os cuidados devem ser tomados em todo o município.
Uma das maiores dificuldades que os agentes estão encontrando é com residências fechadas. Para isso, a orientação é que os proprietários visitem o imóvel e façam a fiscalização. Além disso, que deixem as chaves com algum vizinho que possa acompanhar os agentes. Outra recomendação é para que as pessoas recebam os agentes. Nestes mutirões, profissionais de outras regiões estão concentrados no Navegantes, portanto, nem sempre a visita será feita pelo agente já conhecido pelo morador do imóvel.