Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Lourenço planeja ações de acordo com as safras

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares é uma entidade representativa que atua há 55 anos em São Lourenço do Sul. Representando os interesses de agricultores, presta serviços aos associados e participa de debates com as demais representações lourencianas.

O presidente Valnei Bröse diz que o planejamento das ações se pauta pelo desenvolvimento das safras. Ele cita como exemplo a safra 2019/2020, em que as plantações sofreram com a estiagem e o sindicato teve que fazer mudanças em seus setores para atender as demandas. Dentre elas, houve um aumento na equipe dos setores que lidam com contrato de custeio e financiamento, pois percebeu-se a necessidade em ajudar o produtor a possuir a documentação das lavouras em dia caso precisasse acionar o seguro.

Bröse também destaca os projetos para lavouras de fumo que na safra passada tiveram muita procura, pois a entidade faz os projetos quase sem custo para o associado. Neste ano se espera atender a mesma demanda. Na agropecuária, houve um aumento na procura de sementes de milho do programa Troca-Troca, que estimulou a produção do grão, principalmente nas pequenas e médias propriedades e para subsistência.

Na pandemia, a principal preocupação foi manter o associado atendido e a equipe segura. Para isso, cada setor passou a contar com um número de WhatsApp para que se pudesse atender o associado sem que este precisasse se deslocar até a cidade. O presidente comenta que nos casos de auxílios e aposentadorias do INSS, o associado muitas vezes só precisa ir até o sindicato para assinar os documentos, os demais trabalhos são realizados de forma online.

Ele explica que o papel da entidade é antecipar os problemas do associado e estar sempre atenta para fazer a defesa do consumidor, seja em questão de mercado, legislação ou outros assuntos que envolvem a agricultura. “Não consigo enxergar um município com potencial agrícola como o nosso sem uma entidade forte como o sindicato, isso é visto na participação do sindicato nos conselhos e parcerias”, comenta.

Mensagem
“A nossa mensagem é que o município tenha muito sucesso, e o município somos todos nós, lourencianos. Precisamos todos contribuir com o desenvolvimento. Nossa entidade contribui através de ações, debates, propostas e alternativas. A agricultura em São Lourenço do Sul vem crescendo todos os anos, isso é reflexo da força do nosso agricultor e a comunidade como um todo colhe esse resultado. Quero parabenizar todos os lourencianos e lourencianas pela passagem do aniversário do município. Que a entidade sempre esteja presente na comunidade”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome