São Lourenço do Sul sedia reunião voltada à arrecadação de alimentação escolar

Reunião aconteceu no Salão da Igreja Católica de São Lourenço do Sul. (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (07/12), no Salão da Igreja Católica de São Lourenço do Sul, foi realizada uma reunião com vistas às compras da alimentação escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), destinadas às escolas municipais, em ação conjunta da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Setor de Alimentação Escolar, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Lourenço do Sul e com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Além disso, contou com a presença de entidades municipais e de Assistência Técnica, como o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Fetag, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do RS (Fetraf), Conselho de Desenvolvimento Agropecuário (Capec) e cooperativas, como a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar). Também participaram agricultores e empreendedores familiares interessados em fornecer alimentos para as escolas do município.

O evento abordou temas relacionados à alimentação escolar e à legislação, regras para enquadramento no programa e ainda listou a documentação necessária para participar do fornecimento de alimentos. Outro aspecto importante da abordagem foi relativo à quantidade e qualidade dos alimentos a serem fornecidos, bem como à exigência de que sejam de produção própria do fornecedor, e à época de produção e disponibilidade para venda ao Pnae.

Os agricultores auxiliaram na elaboração do mapa da produção de alimentos no município, identificando as espécies e suas respectivas épocas de produção, além de fornecerem a relação de produtos que cada um poderá dispor para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Com base nos dados coletados, será elaborado o edital de compras para o ano de 2023, possibilitando que a aquisição e fornecimento dos alimentos oriundos da agricultura familiar sejam simultâneos ao início do ano letivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome