São Lourenço do Sul: Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão recebeu mais de 10 mil pessoas

Novas integrantes das cortes do Colono e Motorista foram conhecidas durante o evento. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Com presença recorde de público, foi realizada no domingo (23) mais uma edição da Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão, promovida pela Comunidade Evangélica Picada Moinhos. A organização estima que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo parque da festa ao longo de todo dia. Os visitantes puderam ver as novidades do setor agrícola e automotivo, conhecer produtos e serviços do município e região, além de participar do sorteio de brindes e prêmios. Mais de 50 empresas e entidades estiveram presentes no evento, com estandes e novidades.

Procissão da igreja até a estátua do semeador teve crianças e adultos levando brinquedos, e itens que representam essas duas classes. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

A programação começou com um culto festivo, presidido pela diaconisa Isolete Follmer, em que foram homenageados e abençoados os Colonos e Motoristas, seguido por uma procissão da igreja até a estátua do semeador com crianças e adultos levando brinquedos, e itens que representam essas duas classes. Logo após, o vice-prefeito Cléo Uarthe (PDT) conduziu a abertura oficial da Festa, que também contou com diversas autoridades presentes ou representadas.

Cortes eleitas na última edição se despediram. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

A gastronomia da festa contou com pratos típicos, no almoço com churrasco, saladas, sopa de galinha e mocotó. O café colonial foi preparado pela empresa lourenciana Doce Sabor, e ofereceu aos visitantes uma grande variedade de pratos, doces, salgados, bolos e tortas. A animação da festa contou com as bandas Rota Luminosa, Sétimo Sentido e som eletrônico de Indústria do Som. 

Escolhidas as novas Cortes do Colono e Motorista 

O ponto alto da festa foi a coroação das novas soberanas do Colono e Motorista, que irão representar o evento pelo próximo ano. Nesta edição, seis candidatas concorriam ao título de rainha e princesas em cada concurso. A escolha aconteceu em baile realizado no dia 9, e o resultado ficou guardado com o presidente da comunidade até o dia da festa, onde foi aberto e somado pela comissão organizadora e jurados.

O momento da coroação começou com um desfile pelo parque da festa, que contou com a presença das Soberanas que fazem parte da história dos mais de 50 anos do Concurso Rainha do Colono e mais de 30 anos do Concurso Rainha do Motorista. Também, com a presença das soberanas visitantes de outros eventos e municípios, além das candidatas aos títulos.

O momento de passar a faixa e a coroa foi carregado de muita emoção. As soberanas que representaram a festa se despediram dos seus títulos com lágrimas e agradecimentos. A princesa do Motorista, Kauane Knepper Bunde, passou seu título para Andriéli Wolter. A princesa do Colono, Kétlyn Krüger da Silva, passou a faixa para Karen Böhlke Thurow. A princesa do Motorista, Thaize Leitzke Peter, passou a coroa para Paula Priebe Sell. A princesa do Colono, Pâmela Maria Heller, passou seu título para Flaviane Petry Armesto. A rainha do Motorista, Larissa Ritter, passou sua missão para Andrine Becker Peter, e a Rainha do Colono, Tauane Beatriz Treichel, passou seu manto para Adriele Fernanda Bork.

O reinado das novas soberanas pode ser acompanhado através das redes sociais, no instagram @soberanasdacoxilha e no facebook Cortes do Colono e Motorista.  

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome