Na manhã de segunda-feira (17), o prefeito Rudinei Härter (PDT) decretou Situação de Emergência em São Lourenço do Sul em razão do desastre de vendaval, qualificado como ciclone extratropical ocorrido na madrugada da última quinta-feira (13), afetando moradores em toda área urbana e rural do município, causando danos e prejuízos.
Em decorrência do evento adverso ocorreram danos humanos, materiais e ambientais. Famílias tiveram suas residências danificadas pela força da tempestade, houve interrupção do abastecimento de água e do fornecimento de energia elétrica.
Outras consequências foram interdições de ruas devido à queda de árvores e da rede de distribuição de energia, além de danos em instalações públicas e obras de infraestrutura.
Ainda foram registrados prejuízos econômicos e sociais expressivos sendo necessário para o restabelecimento da situação de normalidade a mobilização de recursos em nível local, devendo, justifica a administração municipal, ser complementados com o aporte de recursos dos demais entes federativos.