Nível da Lagoa dos Patos bate novo recorde em São Lourenço do Sul

A administração mantém a mesma recomendação para que as pessoas que vivem em zona de risco deixem suas casas. (Foto: Divulgação/Decom São Lourenço do Sul)

Apesar dos dias de sol, que se mantiveram em São Lourenço do Sul desde a última segunda-feira (13), o nível da Lagoa dos Patos voltou a subir na quarta-feira (15), atingindo a marca inédita de 2,85m. O vento de 9 km/h, com rajadas de 11km/h na direção oeste durante quase todo o dia, influenciou o recuo do nível da água.

“Percebemos, tanto na medição da régua quanto em algumas ruas da cidade, uma elevação da Lagoa de forma um pouco mais rápida do que estávamos acompanhando nesta tarde de quarta-feira”, disse o secretário Especial de Gabinete, Cristian Jepsen.

No decorrer da madrugada da quinta-feira (16), os níveis oscilaram entre 2,82m e 2,85m, alcançando um novo recorde às 9h, quando o índice chegou a 2,86m. O vento está soprando 4 km/h, com rajadas de 6 km/h, na direção oeste, com tempo nublado.

A administração mantém a mesma recomendação para que as pessoas que vivem em zona de risco deixem suas casas, com o objetivo de preservar a segurança de todos, como ressalta o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarth. “É importante que todos saibam que estamos em uma situação de alerta. Se puderem sair das áreas de risco, você que tem crianças, idosos em casa, procure as áreas mais altas da cidade. Procure casas de amigos, de parentes e abrigos municipais”.

Até o momento, 171 pessoas estão desabrigadas, conforme informações da Prefeitura. Todas foram encaminhadas para os abrigos municipais, distribuídos na Comunidade Medianeira, Comunidade Evangélica Confissão Luterana, situada no Salão Três de Maio, Centro de Convivência – Conviver (lotado) e Comunidade Nossa Senhora de Fátima (lotado). O centro de doações está localizado no Esporte Clube São Lourenço.

A recomendação é que a comunidade evite transitar em locais alagados e entre em contato com os serviços de emergência sempre que necessário através da Defesa Civil pelo número (53) 99100-0645, com a Brigada Militar pelo número de ligação (53) 98406-7221 ou via WhatsApp (53) 32511407, pois o número 190 não está funcionando, ou com os Bombeiros pelo número (53) 99903-5082, visto que o número 193 não está em operação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome