Lagoa dos Patos atinge a marca de 2,63m no início da tarde em São Lourenço do Sul

143 pessoas estão desabrigadas no município. (Foto: Divulgação)

A medição realizada às 13h de hoje (10) pela Prefeitura de São Lourenço do Sul aponta que a Lagoa dos Patos atingiu o nível de 2,63m, segundo a régua do Monumento da Cruz, sendo a marca mais alta até o momento. Ontem (9), a marca não passou de 2,47m, conforme divulgado nas mídias sociais da administração. De acordo com a última medição, às 15h, a lagoa recuou para 2,54m.

De acordo com informações da Defesa Civil, divulgados na manhã desta sexta-feira (10), 143 pessoas estão desabrigadas, as quais foram encaminhadas para os abrigos municipais localizados em diferentes bairros da cidade.

A região está sob alerta devido à crescente do nível da Lagoa dos Patos, alimentada pelo rio Guaíba, e à previsão de mais chuvas, causando preocupação na comunidade, como conta Bruno Konflanz Gonçalves, nº 26, morador que precisou evacuar sua residência com sua família e animais de estimação quando as águas do Arroio São Lourenço começaram a chegar até seu endereço.

“Por já ter passado por uma enchente, sei como é difícil correr o risco de perder tudo para as águas, por isso, vejo que nesse momento o mais importante é preservar nossa segurança e a de nossos entes queridos, pois o resto foge do nosso alcance”, relatou.

A Prefeitura orienta os moradores a evitarem transitar em locais alagados e a manterem atenção às vias bloqueadas, visando preservar a segurança de todos. Em casos de emergência, a comunidade deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (53) 99100-0645, com a Brigada Militar pelo telefone (53) 984067221 ou WhatsApp (53) 3251-1407, pois o número 190 está fora de operação para emergências, ou com os Bombeiros pelo 193.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome