A história de um município é repleta de fatos históricos, curiosidades e acontecimentos, e nestes 137 anos de São Lourenço do Sul muita coisa já aconteceu. Serão apresentadas aqui algumas curiosidades encontradas no livro “Radiografia de um município: da origem aos anos 2000”, volumes 3 e 4, do médico e historiador Edilberto Luiz Hammes.
Praça Central Dedê Serpa
A denominação da praça central é em homenagem ao vereador João Soares Serpa, mais conhecido como Dedê Serpa. Em 1884, os planos do prefeito Carlos Knüppeln era da praça se chamar Praça da Igreja, porque no local deveria ser erguida uma igreja. A praça também já foi chamada de “Barão de Rio Branco” em homenagem ao grande estadista brasileiro.
Emancipação
Na segunda-feira (26), São Lourenço do Sul comemora 137 anos de emancipação, mas foi São Lourenço mesmo que se emancipou? Hammes traz em seu livro alguns questionamentos relacionados a esta data, pois a lei provincial 1.449, de 26 de abril de 1884, diz que o município de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão foi separado de Pelotas naquela data. Então a atual sede, que na época era 2º Distrito, foi emancipada junta? Este é o questionamento que Hammes deixa aos próximos historiadores.
A história da Ponte de Ferro
A ponte de ferro, que liga a Picada das Antas à Harmonia, sobre o Arroio Bom Jesus não era destinada a São Lourenço do Sul. Na verdade, a ponte seria construída no município de Bom Jesus, na Serra Gaúcha. O erro aconteceu em uma conversa com o então prefeito Nonô Centeno e o Governador Carlos Barbosa Gonçalves. O prefeito, após saber que a ponte estava destinada a Bom Jesus, acertou o seu transporte até aqui, que foi feito de forma rápida. Quando se deram conta do erro, a ponte já estava construída e sendo utilizada, como permanece até hoje.
Praias pouco exploradas
Hammes conta que nas primeiras décadas do século 20 as praias de São Lourenço eram desconhecidas por forasteiros e pouco frequentadas pelos lourencianos. O motivo disso era a falta de acesso a elas. Para chegar na praia da Barrinha, por exemplo, a pessoa tinha que passar uma vasta vegetação, dunas, espinhos e areais, quase impossível chegar de carro e uma aventura para chegar de carroça. Na época, somente a praia próxima do Arroio São Lourenço era conhecida.