
A Mercatto Energia conferiu à Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda. Coopar/Pomerano a Certificação de Uso de Energia Renovável. Esta certificação materializa o papel protagonista da cooperativa na redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE), além de contribuir para a transformação da matriz energética do país e do mundo.
Para contabilização dos resultados, foi aplicada a abordagem do GHG Protocol, que é mais comumente usada por empresas e governos em todo o mundo para implementar inventários de GEE hoje. Também atende ao padrão ISO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O objetivo do lançamento do programa brasileiro GHG Protocol é melhorar a capacidade técnica e institucional das empresas para gerir as emissões de GEE por meio da disseminação da metodologia de cálculo e reporte do GHG Protocol. Essa é uma das principais ferramentas para identificar e calcular as emissões de gases de efeito estufa e apoiar sua gestão, sendo utilizado pelas maiores empresas do mundo.
No período de maio de 2022 a dezembro de 2022, a Coopar/Pomerano reduziu as emissões em 77,09 tCO2, equivalente ao plantio de 550 árvores e a queima de: 27.239,26 litros de gasolina pura.
Dentre as diretrizes da Cooperativa, está permanentemente a responsabilidade social e ambiental. São gestões que buscam a inovação, a qualificação e a otimização de seus processos produtivos, de forma, a causar o menor impacto possível ao meio ambiente.