Com mudança do vento, Lagoa dos Patos volta a subir e atinge 2,61m em São Lourenço do Sul

Vento atingiu 18km/h com rajadas de 25 km/h na direção Sudeste no começo da tarde deste sábado (11). (Foto: Divulgação/Decom São Lourenço do Sul).

Em comparação a ontem (10), o nível da Lagoa dos Patos subiu em São Lourenço do Sul, se mantendo acima de 2,50m desde à 0h, quando atingiu 2,60m. O número de desabrigados ainda é de mais de 140 pessoas. Conforme informações da Sala de Operações, o município continua em alerta para risco meteorológico e com risco de inundação severa, vigente até a próxima terça-feira (14). 

Devido à evacuação necessária de suas residências, existem moradores que ainda não sabem a situação real, pois não puderam voltar para verificar, por conta da elevação da água. Lioni Hess é uma dessas moradoras. “Ela reside em uma casa de dois andares e gostaria de ficar em casa, mas não pode se molhar, pois sofre de bronquite e correria o risco de adoecer também”, relatou sua irmã, que acolheu Lioni em sua casa, localizada em uma área afastada do Arroio São Lourenço. 

Além das medições do nível da água, a Prefeitura também iniciou a mensuração da velocidade e direção do vento, o qual influencia no recuo ou elevação da Lagoa. Na última divulgação das 12h deste sábado (11), o vento atingiu 18km/h com rajadas de 25 km/h na direção Sudeste, aumentando a inundação na área do bairro Balneário. O nível da Lagoa também subiu para 2,61m. 

A recomendação para que a população evite transitar em áreas com transbordamento e bloqueios em vias continua. As ondas geradas pelos movimentos das pessoas podem entrar ainda mais nas casas. 

Em casos de emergência, a população é orientada a entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (53) 99100-0645, com a Brigada Militar pelo telefone (53) 984067221 ou WhatsApp (53) 3251-1407, já que o número 190 está fora de operação para emergências, ou com os Bombeiros pelo 193. 

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome