A magia do Natal volta às águas do município de São Lourenço do Sul no dia 23 de dezembro por meio do espetáculo Natal a Bordo, que acontece às margens do Arroio São Lourenço para todos os públicos, a partir das 21h.
O evento gratuito ligado à tradição do Rio Grande do Sul e à água da Lagoa dos Patos tem novidades. Diferente da edição anterior, neste ano, há apenas uma noite de show dentro da Escuna Vento Negro.
A diretora-executiva e idealizadora do projeto, Fabiane Peters, conta que a expectativa de público é de 30 mil pessoas e destaca que mais de 100 fazem parte de todo processo do evento através do elenco, produção, entre outras áreas necessárias para execução do espetáculo.
“No dia 23 chegue cedo na cidade, aproveite o dia de praia, se delicie na nossa gastronomia, faça um passeio de barco, de pedalinho, de bicicleta, tome um chimarrão na curva do arroio para contemplar o pôr do sol e, logo no cair da noite, lá estaremos com o Natal a Bordo”, disse.
A temática, que conta com o personagem ‘Lourenço’ é mantida. No ano passado, o personagem encontrou a luz natalina, mas neste ano ele perdeu a esperança e volta ao município em busca da luz.
Posteriormente, acontece uma surpresa por intermédio de um desfile natalino com a Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara, totalizando em torno de duas horas de apresentação. Ao final, o Papai Noel e o elenco ficam em torno da árvore de Natal com mais de seis metros para os espectadores poderem se aproximar da equipe, tirar fotos e fazer filmagens.
Nesta edição, o espetáculo não foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura como era esperado e, por esse motivo, não foi possível captar verba para realizar as três noites de evento, como aconteceu em 2021.
Ao falar sobre o impacto do evento na movimentação do turismo do município, Fabiane pontua que não é um crescimento local, mas sim da região da Costa Doce Gaúcha e de todo Rio Grande do Sul, visto que o espetáculo já é reconhecido por pessoas de outras cidades e, além disso, é visto como uma das novas atrações turística da região Sul do estado.
“O Natal a Bordo já se tornou um novo produto turístico da região da Costa Doce e o nosso objetivo é que ele não seja somente daqui de São Lourenço, mas assim como já está indo, que seja da Costa Doce e, para o ano que vem ou para os próximos anos, o objetivo é que ele seja itinerante, que aconteça em outros municípios que tenha calado para entrar com a nossa escuna como, por exemplo, fazer no Laranjal, em Rio Grande, Arambaré, Guaíba… Mas a nossa casa sempre será São Lourenço com toda certeza”, frisou.
Com isso, Fabiane diz que as pessoas vão ter o costume de relacionar o Natal à Costa
Doce, como acontece com a Serra Gaúcha, onde outros espetáculos também são promovidos nesta época e são referência para pessoas de outras regiões do Brasil.
“Nós queremos criar este costume nas pessoas em pensar no Natal na Costa Doce também, que elas lembrem da nossa região no Natal, seja o Natal a Bordo ou qualquer outro, mas que as pessoas lembrem que aqui também tem Natal e não somente praias lindas, [mas] tem cultura popular, viva e histórica”, completou.