São Lourenço do Sul: ABF representa o Rio Grande do Sul na Taça Brasil de Futsal

Equipe embarcou na sexta-feira (25) rumo à capital amazonense. (Foto: Elton Silveira/Seu Time na Rede)

Em busca da primeira vitória nacional e da classificação. É assim que a Associação Brasil Futsal (ABF Futsal) de São Lourenço do Sul embarcou na noite de sexta-feira (25) rumo a Manaus (AM), onde vai representar o município e o Rio Grande do Sul na 50ª edição da Taça Brasil de Futsal Masculino – 1ª Divisão.

Ao todo, serão percorridos 190 quilômetros de ônibus na primeira etapa da viagem entre São Lourenço do Sul e Porto Alegre. Posteriormente, mais 4,5 mil quilômetros serão feitos por via área, saindo do aeroporto Salgado Filho, com escala em Campinas (SP), até Manaus, totalizando 11 horas de deslocamento.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e pela Federação Amazonense de Futsal (FAFS), começa neste domingo (27) e se estende até o próximo sábado (2) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, o segundo maior e mais moderno ginásio poliesportivo da Região Norte do Brasil.

A estreia da ABF Futsal será contra a Associação Atlética Desportiva Brasília (AADBRAS – DF), às 15h30, de acordo com o horário de Brasília, e às 14h30 do horário local. O time anfitrião será o Estrela do Norte (AM).

Desde o momento da sua fundação, em 5 de dezembro de 2018, a equipe lourenciana já fez parte de diversas competições, como a de 2022, quando foi convidada para participar da Divisão Especial da Taça Brasil de Futsal, na cidade de Joinville (SC), onde disputou partidas com grandes profissionais da modalidade.

“Para nós, é uma honra representar São Lourenço do Sul e o Rio Grande do Sul. O convívio entre os gigantes do futsal foi uma bagagem fundamental para a ABF de São Lourenço do Sul conquistar o Campeonato Gaúcho Série Ouro da Federação Gaúcha, o que nos deu o direito de jogar a Taça Brasil 2023 – 1ª Divisão em Manaus. A experiência no cenário nacional, alinhado ao trabalho de continuidade da nossa equipe campeã estadual, é o nosso maior trunfo para a Taça Brasil”, disse o assessor de imprensa da equipe, Diego Freitas.

Todos os times se enfrentam dentro de dois grupos, A e B, em rodízio simples com cinco equipes cada. A ABF está no A, junto a Associação Grêmio da Amazônia (AM), Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal em Goiás (GO), Associação Atlética Desportiva de Brasília – AADBRAS (DF) e Associação Atlética Balsas Futsal (MA).

Na semifinal, o líder e o vice-líder de cada grupo avançam. A fase “mata-mata” será através de jogo único até a decisão, marcada para acontecer no dia 2 de setembro, às 10h do horário local.

Até chegar ao campeonato, Freitas relembra os desafios enfrentados pela equipe e diz que essa oportunidade é um sonho realizado, que coloca o esporte do município em um patamar que não era visto desde a década de 1970, com campeões estaduais.

“Ganhar uma série ouro não é fácil, foi o maior desafio, alinhada a toda a logística de atravessar o país, uma cultura diferente. Queremos agradecer muito os nossos apoiadores, à imprensa, à comunidade e ao poder público por estarem ao nosso lado. A ABF Futsal é São Lourenço do Sul, jogamos juntos! Agora, no cenário nacional, esperamos que a nossa experiência possa influenciar positivamente o esporte de São Lourenço do Sul, abrindo portas para todos”, destacou.

Todos os 23 jogos poderão ser acompanhados por meio da transmissão ao vivo do canal do Youtube da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS TV), que tem mais de 100 mil inscritos.

Futuramente, a equipe pretende criar um documentário sobre sua participação na Taça Brasil, levando a experiência para o âmbito escolar como forma de servir de exemplo para as novas gerações do esporte no município.

Tabela de jogos da ABF (no horário de Brasília)

Domingo (27) – 15h30: ABF x Brasília (DF)
Segunda-feira (28) – 19h: ABF x Grêmio da Amazônia (AM)
Terça-feira (29) – 20h45min: ABF x Ansef (GO)
Quinta-feira (31) – 17h15: ABF x Balsas (MA)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome