O roteiro Caminho Pomerano, situado na zona rural de São Lourenço do Sul, tem novidade nesta temporada de verão e de férias. Com o objetivo de facilitar e intensificar as visitas aos atrativos e empreendimentos, que têm como foco o turismo rural, a Associação Caminho dos Pomeranos lançou o seu site oficial com apoio da Coopar/Pomerano Alimentos e desenvolvimento da Panda Soluções Digitais.
Para visitar a região, os interessados podem escolher duas alternativas. A primeira é fazer a visita através de alguma agência de turismo receptivo do município e do condutor local, responsáveis por organizar uma rota que leva os visitantes aos empreendimentos, proporciona almoço, inclui a apresentação do Casamento Pomerano e outras atrações.
Já a segunda opção busca que o visitante conheça o empreendimento com outra vivência e experiência, de maneira individual. Os agendamentos são feitos pelo site www.caminhopomerano.com.br após clicar diretamente em cada número de WhatsApp escolhido ao final da descrição dos empreendimentos.
“Nele, o visitante marca o seu horário de visita, agendando diretamente todas elas, a reserva de almoço, do café. Então a novidade para esse verão é ele, que traz uma alternativa para aquele turista e para aquele visitante que quer conhecer de alguma maneira o Caminho Pomerano e não está em grupo, não tem o grupo mínimo de visitação ou que também quer fazer uma visita mais confortável no seu horário”, pontua o condutor local do Caminho Pomerano, Rodrigo Seefeldt.
Atualmente, dez empreendimentos integram o roteiro com agroindústrias familiares e artesãos por meio do Restaurante Sabores do Sítio, Casa das Cucas Pomeranas, Família Klasen, Heiden Haus, Plantas e Ervas de Inêz Klug, Memórias Und Andenken, Ceama, Sítio Terra da Pitaia, Recanto das Bergamotas, Café Platô e Agência Receptiva Maria Faceira Turismo e Eventos.
Os empreendimentos estão divididos em gastronomia típica, história, artesanato, cultura, plantas e ervas medicinais, colecionismo, prédios históricos, acervos familiares, propriedades rurais, restaurantes, apresentação do Casamento Pomerano (onde a noiva veste preto), além de muitas paisagens naturais.
Ao falar sobre a retomada do turismo pós-pandemia, Seefeldt destaca que a expectativa é de que o verão seja um ponto alto para o turismo rural, visto que o índice de atividades turísticas no Rio Grande do Sul cresceu 7,4% em novembro do ano passado em comparação ao mês anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O turismo sofreu muito com a pandemia e com o cancelamento de visitas. A pandemia teve dois momentos: o primeiro foi de cancelamento e de transferência, e no segundo as famílias buscaram sair das suas residências e conhecer atrativos. E apostando nessa nova vivência, nós criamos o site com agendamento direto de visita”, finaliza.