
A Associação Caminho dos Pomeranos está em fase de organização do documentário sobre a importância histórica do roteiro Caminho Pomerano, que foi aprovado através da Lei Paulo Gustavo em nível municipal.
A primeira reunião contou com a participação dos ex-presidentes do Caminho Pomerano, José Carlos Neutzling, Mirian Costa, Hilmar Bubolz e Elaine Zielke, além do pesquisador e escritor Jairo Scholl Costa, turismóloga Jane Saraiva Pires, da Agência Receptiva, que opera o roteiro, e o atual presidente da associação Rodrigo Seefeldt.
O documentário do Caminho Pomerano será de grande importância na preservação da cultura e na geração de oportunidades para as próximas gerações por considerar que o projeto demonstra para o mundo a existência da preservação da cultura dos Pomeranos, seja através do dialeto, preservação dos costumes, histórias, gastronomia e acervos.
Em virtude ter acessado a Lei Paulo Gustavo para execução do documentário, o Caminho Pomerano irá receber 100 alunos da rede municipal de ensino em seus atrativos.
O documentário será disponibilizado nas plataformas digitais de forma gratuita.

Livro
A produção do livro “Caminho Pomerano” ficou a cargo da Pragmatha Editora. O compromisso de registrar a história da Associação Caminho dos Pomeranos foi selado em reunião realizada no dia 27 de fevereiro.
A obra busca resgatar os principais aspectos da fundação da entidade, no ano de 2005. A associação atua na defesa do patrimônio histórico, arquitetônico e também das paisagem e saberes da comunidade local, além de promover e coordenar o Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano, que possui atrativos que recebem visitantes, além de agroindústrias e artesãos.
Sua criação teve como intuito de valorizar a cultura tradicional do povo alemão e pomerano que imigrou dos países europeus por volta de 1858 ao município, formando uma colônia prospera e desenvolvida através da agricultura.
A associação possui cerca de 40 associados. A relação de Seefeldt com o Caminho Pomerano iniciou em 2007, quando fez o curso de condutor local para atuar no roteiro. “Me apaixonei pelo turismo rural”, afirma. Em breve serão divulgadas mais informações.