Lançada a 31ª Südoktoberfest em São Lourenço do Sul

Ao lado do presidente do Sonnenschein e do prefeito, corte apresentou atrações e o cartaz oficial da festa

Em uma noite de cultura e muita alegria, a 31ª Südoktoberfest foi lançada no sábado (18), com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sepé Tiaraju lotado pelo público que aproveitou uma prévia do que está sendo preparado para os dias 11, 12, 13 e 14 de outubro, quando acontecerá a “Festa de Outubro no Sul”, neste ano desejando bater um recorde mundial.

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein prepara uma Südoktoberfest com quatro dias de atrações, apresentadas ao público no lançamento pela corte, a quem também coube revelar o cartaz oficial do evento junto dos simpáticos mascotes Walter e Wilma. Também foi uma noite para saborear a gastronomia típica, assistir as apresentações das oito categorias do Sonnenschein e acompanhar a música tradicional com Bier’s Band e baile com Sul Brass.

A Südoktoberfest terá mais uma vez estrutura ampliada no Esporte Clube São Lourenço para receber os visitantes. A programação tem buffet típico alemão e pomerano, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de chopp a metro, desfile de rua, entre outras atividades. Os palcos receberão dez bandas: Passarela, Orquestra Eichelberger, Amazônia, Hoppus, Santa Cruz, Bier’s Band, Diplomata, Estilossom, Novo Horizonte e Sul Brass.

Durante a festa de lançamento, os discursos foram especialmente de convite a todos para aproveitarem as atrações do evento em outubro. Enquanto a corte e o presidente do Sonnenschein, Fabiano Bosenbecker, destacaram a programação e a satisfação pela chegada de mais uma edição da festa, que é a mais longeva e tradicional do gênero na região, o prefeito Rudinei Härter elogiou o engajamento de tantas pessoas para realizar a festa e sua importância para o município.

A rainha Fernanda Krumreich Helms resumiu: “Este sonho começou pequeno e cresceu muito. Agora, está prestes a se tornar o maior do mundo”, disse, em uma referência a tentativa da festa de bater um recorde mundial.

Preparação para um recorde mundial

Público dançou a polonese na abertura do baile, como um ensaio para o desafio a ser batido em outubro (Foto: Cristian Iepsen/JTR)

Neste ano, a Südoktoberfest quer fazer história, batendo o recorde com a maior polonese do mundo, colocando assim o nome de São Lourenço do Sul no Guinness World Records. A tradicional dança, que abre bailes típicos, será na tarde de 12 de outubro, iniciando no Centro da cidade e encerrando dentro dos pavilhões da festa.

O Sonnenschein e a Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) são parceiros na iniciativa e já mobilizam lourencianos para participar do momento. Visitantes de todas as cidades também podem participar. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente pelo site sudoktoberfest.com.br e, para fazer parte do recorde mundial, basta que o casal esteja com traje típico.

O recorde mundial atual é da cidade gaúcha de Vera Cruz, mas já batido por uma cidade da Polônia, com 165 pares, porém ainda não oficializado pelo Guinness World Records, o que a Südoktoberfest já quer superar.

Sonnenschein comemora 35 anos

Integrantes e fundadores cantaram o parabéns junto do público e de muitos ex-integrantes

Com o tema “Viva com o Sonnenschein mais uma grande festa”, a Südoktoberfest terá como temática os 35 anos de fundação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que serão completados no dia 25 de agosto. Por isso, a festa de lançamento da Südoktoberfest já foi uma comemoração pela data, reunindo integrantes do grupo e seus familiares, muitos ex-integrantes e o público que cantou os parabéns junto de alguns fundadores e da professora Soleni Peres, idealizadora e fundadora do Sonnenschein, que lembrou das dificuldades iniciais, da primeira apresentação de 12 integrantes. Emocionada, ela também comemorou o crescimento do grupo, que hoje tem 160 integrantes.

O prefeito Härter aproveitou o momento para também homenagear o Sonnenschein, destacando sua importância para a cultura e educação, já que trabalha com um expressivo número de crianças. Já o presidente Bosenbecker, ao agradecer a todos que integram, ou já integraram o grupo, ressaltou que o Sonnenschein é uma exceção de longevidade no folclore pelo trabalho desenvolvido por tantos anos ininterruptamente e por realizar um grande evento como a Südoktoberfest. “O Sonnenschein é referência no Brasil”, concluiu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome