Grupo Sonnenschein mantém viva a cultura alemã e pomerana em São Lourenço

Foto: Divulgação

Em 2021, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein (GDFAS) completa 37 anos, e não é apenas uma coincidência com a idade do município, ele foi criado com o objetivo de mostrar a dança alemã durante as comemorações do centenário da emancipação de São Lourenço do Sul. No início eram seis pares liderados pela professora Soleni Peres Heiden, hoje o grupo conta com cerca de 200 pessoas. São integrantes pequenos, com apenas três anos, até idosos de 83 anos, divididos entre as categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Adulta, Livre e Feminina.

Segundo a presidente do grupo, Edna Bosenbecker, o GDFAS abraça a cultura alemã de diversas formas: dança, música, culinária, costumes e trajes. “Acredito que o grupo seja responsável por começar aqui na região esse movimento de resgate e valorização da cultura desses colonizadores, fazendo com que São Lourenço fosse conhecido e reconhecido como um município de origem e cultura alemã e pomerana”, completa.

Com a pandemia, foram reavaliadas as atividades. Edna conta que os encontros têm sido de forma virtual, com o objetivo de passar aos integrantes aspectos históricos, que muitas vezes não tinha espaço para discussões presenciais. “Também para falar sobre danças e trajes, para aproximar os integrantes do grupo, para que quando possamos novamente estarmos juntos para dançar, tenhamos crescido e fortalecido nosso relacionamento de outras formas”, comenta.

Südoktoberfest
A “Festa de Outubro no Sul”, organizada pelo Sonnenschein, foi adicionada recentemente ao Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. O reconhecimento é fruto de todo esforço em manter viva a festa por 33 anos e as suas características originais de preservação e difusão da cultura, bem como os costumes dos imigrantes com a alegria típica das festas germânicas.

Associação Cultural Sete de Setembro
A Associação Cultural Sete de Setembro é a sede do grupo, onde são realizados os ensaios e os encontros. O prédio completa 100 anos em 2023. Para mantê-lo preservado, o Sonnenschein está aproveitando o tempo sem ensaios para fazer algumas reformas em sua estrutura, como troca de telhado, reconstrução de algumas paredes, reformas na cozinha e banheiros, e ampliação de algumas dependências. “Tudo isso para que quando pudermos retomar nossas atividades, nossa casa esteja ainda melhor, para nos acolher, acolher nossos ensaios, nossas reuniões, nossos encontros e eventos, valorizando ainda mais nossa cultura e o nosso município, preservando não só uma construção antiga e cheia de história, mas também a identidade de muitos lourencianos”, explica Edna. O prédio sediava antigamente a Schützenverein, em português, Sociedade de Atiradores.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome