Rio Grande: HU-Furg retoma atendimentos a partir desta sexta-feira (7)

Após reorganização das estruturas e da equipe assistencial, o Hospital voltará a receber pacientes para internação e atendimento ambulatorial. (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a partir desta sexta-feira (7), volta a receber pacientes para internação. Por determinação da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), em 17 de maio, foi suspenso o recebimento de novos pacientes, sendo o Hospital totalmente desocupado no dia 22 de maio. A determinação foi tomada devido aos alagamentos provocados pelo aumento no nível da Lagoa do Patos, comprometendo o acesso ao HU-Furg. Com o recuo da Lagoa, foi possível, na última segunda-feira (2), iniciar os preparativos de reorganização da estrutura hospitalar e das equipes de trabalho. Além disso, foi solicitado ao Governo Estadual a reabertura do Hospital.

Conforme a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, foi necessário reorganizar o Hospital, tendo em vista, que móveis e equipamentos foram retirados do térreo, bem como insumos e unidades assistenciais foram realocados na Área Acadêmica – Campus Saúde da Furg. “Foi preciso reocupar o andar térreo, realizar reparos e limpeza, escalar as equipes assistenciais e ajustar o fluxo de transferências de nossos pacientes que estão em outros hospitais. Além disso, estamos viabilizando a devolução de nossos equipamentos que foram emprestados para outras unidades de saúde de Rio Grande e Pelotas, bem como, convocando nossos profissionais que deram apoio nessas instituições”, explicou Sandra.

No dia 07/06, será dada preferência ao recebimento dos pacientes que foram transferidos para outros hospitais durante o período de suspensão das atividades. A partir de sábado (8), serão admitidos novos pacientes e o Hospital volta a operar normalmente.

Serviços Externos

Os Ambulatórios de Gestação de Alto Risco e do Serviço de Infectologia/Hospital-Dia, além da Farmácia do Serviço de Infectologia, Banco de Leite Humano e Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, que estavam temporariamente funcionando fora do Hospital, retornam para o HU-Furg no dia 10/06. Devido à mudança de local, a Farmácia do Serviço de Infectologia não atenderá na sexta-feira (07/10).

Ambulatórios

O Ambulatório Central retoma suas consultas no dia 10/06. No entanto, os atendimentos ocorrerão na Ala Azul e Verde do HU-Furg, devendo os pacientes dirigirem-se à Portaria Central (Acesso 4), na rua General Canabarro. O prédio do Ambulatório Central foi atingido pelas enchentes e necessita de reparos para voltar a abrigar os consultórios.

Os demais serviços ambulatoriais do HU-Furg, bem como os exames, também retornam as atividades na próxima segunda-feira (10). Os pacientes que tiveram suas consultas suspensas serão remarcados pela Central de Agendamento ou pelo próprio ambulatório que fará contato telefônico ou pelo WhatsApp informando a nova data.

Exames

Os exames laboratoriais e de imagem agendados para o dia 10 de junho em diante serão mantidos, devendo o usuário comparecer na data e horário marcado. Já os pacientes que tiveram seus exames suspensos serão reagendados. No caso dos exames de imagem (ressonância, raio-x, tomografias, ultrassonografias), a Radiologia entrará em contato por telefone para marcar a nova data. Já os exames laboratoriais deverão ser reagendados, presencialmente, na Central de Agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Acessos

O acesso ao Hospital deverá ser realizado, preferencialmente, pela Portaria Central (Acesso 4), rua General Canabarro, aberto para trabalhadores, pacientes, acompanhantes e ambulâncias. Para a Central de Agendamento, Ambulatório e Farmácia do Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia/Hospital-Dia, deve-se utilizar o Acesso 7, na esquina das ruas General Osório com General Canabarro. Para os exames de imagem, será utilizado o Acesso 3 (Radiologia), em caso de suba da Lagoa dos Patos, ele será fechado e os pacientes deverão utilizar a Portaria Central (Acesso 4). O acesso pela Santa Casa e Área Acadêmica (ponte rua General Osório), é destinado aos trabalhadores, podendo ser estendido para pacientes e acompanhantes, em caso de elevação do nível da Lagoa dos Patos. Os demais acessos permanecem temporariamente fechados.

Sobre o HU-Furg

O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome