Rio Grande: HU-Furg inicia preparativos para retomar atendimentos

Térreo do Hospital será reocupado com equipamentos e móveis retirados por causa da cheia da Lagoa dos Patos. (Foto: Alan Bastos)

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inicia nesta segunda-feira (3) os preparativos para organizar a estrutura hospitalar e voltar a atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira etapa compreende a reocupação do térreo que havia sido esvaziado para evitar danos aos móveis e equipamentos hospitalares devido aos alagamentos provocados pela elevação da Lagoa dos Patos. O HU-Furg, por determinação do governo do Estado, havia suspendido o recebimento de novos pacientes em 16 de maio e precisou transferir os internados. O Hospital foi totalmente desocupado no último dia 22. A suspensão nos atendimentos foi tomada como forma de segurança, já que o Hospital está localizado em uma área considerada de risco.

A superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, explica que com a baixa dos níveis da Lagoa dos Patos e as previsões de estabilidade foi possível tomar a decisão de preparar o Hospital para voltar a operar. No entanto, ela destaca que para isso é preciso ter a liberação da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). “Estamos fazendo a nossa parte para deixar tudo pronto para voltar a atender o quanto antes. Convocamos todos os funcionários e vamos organizar o Hospital. Nossa preocupação é com as pessoas que deixaram de ser atendidas, que estão no aguardo de uma consulta ou que precisam de internação. Somos referência em média e alta complexidade para 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS/RS). Também somos referência em alta complexidade para seis municípios da 7ª CRS/RS. São milhares de pacientes atendidos por mês e precisamos voltar a oferecer cuidado a essas pessoas”, ressalta Sandra.

Serviços realocados

Com a suspensão do funcionamento, o HU-Furg realocou alguns de seus serviços para manter o atendimento à população. Até que o Hospital seja liberado, os serviços permanecerão atuando fora da unidade hospitalar. De acordo com a superintendente, caso o Hospital seja autorizado a voltar a operar esta semana, a previsão é de que os serviços retornem para o HU-Furg a partir de 10 de junho. Os pacientes agendados serão informados por telefone sobre a troca do local.

Os serviços foram realocados no Campus Carreiros (ambulatórios de Gestação de Alto Risco e de Infectologia e Banco de Leite) e no Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande (Farmácia do SAE Infectologia/Hospital-Dia e Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica).

Sobre o HU-Furg

O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome