
O Hospital Monporto realizou no último sábado (2), em Rio Grande (RS), o evento “Cuidado Certo, custo certo: Navegação na Gestão de Infraestrutura do Monporto”. Com painéis temáticos, o objetivo foi receber presencialmente stakeholders das áreas de tecnologias médicas, de informação e mobiliário. Ainda, contou com a palestra de Marcelo Boeger, referência nos processos de hotelaria e facilities da área de saúde.
Lauro Miquelin, CEO da L+M, empresa responsável pela implantação do Hospital Monporto, e presidente do Conselho de Administração, em sua fala abordou a importância de um plano de negócio sólido para a construção da viabilidade econômica do projeto. Mediado por Miquelin, o primeiro painel contou ainda com a presença do presidente do Hospital Monporto, Rafael Avancini, do diretor clínico Hsu Ting e do CEO, Cléber Costa. Durante as falas, foram evidenciados os aspectos de Monporto com o foco central no paciente e na construção de uma instituição já pensando nos conceitos mais modernos de ESG. Ainda, foi demonstrado os aspectos de expansibilidade do projeto, a valorização de pessoas e processos na busca pelo cuidado certo ao custo certo.
Já o segundo painel contou com a presença do arquiteto Rafael Grantham, do diretor da Igmed/Steris, Fernando Jorej, representando a empresa Suporte 24×7, Renato Grau e, representando as empresas Multitone e TLV, Elieser de Andrade. Neste painel, foram discutidos aspetos do “custo total de propriedade” e da importância de uma dinâmica promissora entre construções e as principais referências em tecnologias da informação, dando muito mais dinâmica e fluidez para a implantação de empreendimentos e agregando valor para a construção civil.
Por fim, em formato on-line, Marcelo Boeger, falou sobre o “As transformações do usuário das organizações de saúde”. Segundo ele, antigamente lugar limpo e médico com bom atendimento satisfazia o paciente. Atualmente, Boeger aponta que o usuário é um cliente que sabe seus direitos e suas responsabilidades. Por fim, Boeger abordou a importância da capacitação e treinamento para melhoria da cultura organizacional e maior qualidade de entrega operacional para o cliente. O evento ocorreu em parceria com o Grupo Mídia.
Monporto está em ritmo acelerado para a abertura neste segundo semestre de 2023. O novo hospital será referência para 29 municípios gaúchos e regiões fronteiriças do Uruguai. O hospital da Rede de Saúde Açores está sendo construído em um terreno de 15 mil metros quadrados. Estão sendo investidos cerca de R$100 milhões entre a construção da edificação, compra de equipamentos, mobiliário, ativos de TI e capital de giro. A capacidade inicial do hospital será de 75 leitos hospitalares, incluindo quartos com dois leitos, apartamentos, terapia intensiva e hospital-dia. A empresa L+M é a responsável pela Gestão de Implantação do empreendimento.
Informações em www.hospitalmonporto.com.br.