Hospital Monporto de Rio Grande reforça importância da saúde mental durante o Setembro Amarelo

A psicóloga do corpo clínico do hospital, Mariana Bonati, oferece orientações sobre como lidar com alguém que precise de atendimento especializado devido a transtornos emocionais. (Foto: Freepik)

O Hospital Monporto de Rio Grande une-se à campanha do Setembro Amarelo para conscientizar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental ao longo de todo o ano. Para abordar o tema, a psicóloga do corpo clínico do hospital, Mariana Bonati, oferece orientações sobre como lidar com alguém que precise de atendimento especializado devido a transtornos emocionais.

Segundo a especialista, o Setembro Amarelo é uma oportunidade para refletir e discutir sobre saúde mental. “É comum que muitas pessoas tenham receio de expressar seus sentimentos e emoções, especialmente quando envolvem pensamentos suicidas. A nossa sociedade ainda trata o sofrimento com muito tabu, o que dificulta esse diálogo tão necessário”, explica Bonati. Ela destaca, também, a importância de um olhar atento e empático, sem julgamentos, para que pessoas em sofrimento emocional possam se sentir seguras para expressar o que estão vivendo. “Através dessa escuta acolhedora, é possível orientar essas pessoas a buscarem o atendimento especializado, que deve incluir tanto o acompanhamento psicológico quanto o psiquiátrico, prevenindo, assim, uma tentativa de suicídio”, completa.

Durante o processo de internação no Hospital Monporto, contamos com um programa de saúde mental, que auxilia na prevenção de crises, principalmente, antes de cirurgias complexas. O Hospital Monporto reforça que a prevenção ao suicídio deve ser uma preocupação contínua da sociedade. A saúde mental é extremamente importante e, por isso, a sociedade precisa estar atenta para oferecer a ajuda necessária antes que seja tarde demais.

Apoio — telefone 188

Formado exclusivamente por voluntários, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. O atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat e e-mail.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome