O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Rio Grande está acompanhando a entrega de itens, como materiais para construção, motores, geradores e apetrechos de pesca, beneficiando nesta semana mais 30 pescadores artesanais. Esses pescadores fazem parte do Crédito Rural obtido via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Esta linha é um programa de apoio para o desenvolvimento da agricultura familiar, visando à aquisição de equipamentos e insumos para geração de renda.
Ao todo, 50 pescadores artesanais foram beneficiados, tendo realizado as inscrições em 2022, com aprovação dos nomes em ata pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Pesca, Micro e Pequena Empresa (Comaperg) e encaminhamento à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Cada beneficiário recebeu um valor de R$ 5.000,00, dos quais pagarão 20%, com rebate de 80%.
De acordo a extensionista rural Viviane Dutra, a maioria dos projetos destinou-se para a aquisição de equipamentos e materiais para pesca, totalizando R$ 250.000,00 para o município. Entre os beneficiários, o pescador Sílvio Marques, da Ilha dos Marinheiros, afirma que, com a aquisição de um motor mais potente, seu deslocamento no estuário da Lagoa dos Patos será mais ágil, especialmente durante o período de safra. Já a pescadora Lucineida Gautério, da Ilha da Totorama, adquiriu panos de rede e um motor, que farão diferença na próxima safra, após ter perdido as redes na inundação de maio.
O programa Feaper destaca-se como uma das principais ferramentas de financiamento das políticas públicas de fomento à agricultura familiar, beneficiando também a pesca artesanal.