Emater/RS-Ascar apoia projeto de hortas e pomares nas escolas de Rio Grande

Três escolas municipais receberam a visita dos extensionistas rurais Viviane Dutra e do engenheiro agrônomo Aldair Gaiardo, do Escritório Municipal. (Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar)

A Emater/RS-Ascar vem apoiando uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande, que tem por objetivo implantar ou ampliar as hortas e pomares nas escolas com assistência técnica. Dessa forma, extensionistas rurais da Instituição foram convidados para participar desse projeto, como também servidores da Secretaria Municipal da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC).

Através de reunião no mês de agosto, foram definidas as estratégias de acompanhamento, sendo que, inicialmente, o projeto prevê monitor as hortas e pomares em sete escolas municipais, tanto na sede como no meio rural, que são a Escola de Educação Infantil Eva Mann, Escola de Educação Infantil Fraternidade, Escola de Ensino Fundamental Luiza Sophia Schmidt, Escola de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, Escola de Ensino Fundamental Renascer e Escola Aurora Ferreira Cadaval.

Assim, a engenheira agrônoma da SMPAC, Liamara Thurow, vem sendo parceira do projeto, conseguindo as mudas de árvores frutíferas do Horto Municipal e, quando possível, acompanha as visitas técnicas.

Na última semana, três escolas municipais receberam a visita dos extensionistas rurais Viviane Dutra e do engenheiro agrônomo Aldair Gaiardo, do Escritório Municipal. “Está sendo muito gratificante compartilhar conhecimentos com educadores e alunos, ensinando desde o plantio até os cuidados com as plantas, sendo que essas ações despertam a educação ambiental em um público que serão os multiplicadores em suas comunidades, por isso a importância de realizar atividades como essas que vêm sendo desenvolvidas”, avalia Viviane.

Gaiardo destaca o papel da escola em fomentar práticas de segurança alimentar e ambiental como ferramentas didática. Em 2023, será dado continuidade ao acompanhamento técnico nestas escolas, com previsão de outras atividades, como oficinas e palestras.

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