
A presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho, esteve nesta quinta-feira (13) em São José do Norte e em Rio Grande apresentando a nova regulamentação da travessia de balsa entre os dois municípios.
Junto com equipe da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt), Luciana explicou os novos procedimentos legais. O vice-prefeito Renatinho Gomes (PSB) participou da audiência pública em São José do Norte e, mais tarde, a prefeita Darlene Pereira (PT) recebeu a equipe da agência reguladora na Prefeitura de Rio Grande.
A mobilização para esta apresentação foi feita pelo deputado Halley Lino de Souza (PT), que participou dos dois momentos, com objetivo de discutir e buscar a melhoria da prestação de serviços às populações dos dois municípios. O novo regramento, segundo o deputado, vai beneficiar as populações principalmente porque regulariza os horários de travessia de veículos e melhora as condições das balsas.
O vice-prefeito informou que uma próxima reunião vai tratar também da travessia de lanchas (passageiros). Na reunião na Prefeitura, Gomes e a prefeita solicitaram que a Portos RS, empresa pública que administra o Porto do Rio Grande, faça o desassoreamento dos canais onde pescadores e agricultores das ilhas chegam com seus botes e produção agrícola e pesqueira, em especial do canal da Central de Hortigranjeiros e doca do mercado.