Rio Grande: Representante da Defesa Civil participa de qualificação em busca e resgate

Curso SAR promoveu salvamento e resgate e foi ministrado pelo Exército Brasileiro. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de manter a cidade preparada para situações de emergência, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, propõe uma série de ações preventivas, que incluem o aperfeiçoamento dos serviços e capacitação das suas equipes.

Pensando nisso, o coordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, foi escolhido pelo Estado para representar a região sul, no curso SAR de salvamento e resgate, ministrado pelo Exército Brasileiro, que começou no domingo (21), na Base Aérea de Santa Maria. A formatura e o encerramento do curso acontecerão nesta sexta-feira (26).

O coronel Márcio Facin, coordenador da Defesa Civil do Estado, destaca a relevância dessa formação para a comunidade. “É uma honra estar aqui, em Santa Maria, em conjunto com o Rudimar, nos preparando e capacitando para melhor atender as nossas comunidades e, essa capacitação continuada só é possível, porque a Defesa Civil do Rio Grande é um segmento da Defesa Civil municipal que vem se destacando pelas suas ações preventivas e de respostas às demandas que são colocadas pela sociedade”, diz Facin.

O curso tem por objetivo capacitar os agentes de segurança pública e profissionais que possam agir de forma direta ou indireta em ações de busca e salvamento, os qualificando para atuar como novos elos do Sistema de Busca e Salvamento, SAR (do inglês Search and Rescue), além de valorizar a importância da atividade no Brasil.

“O curso é de suma importância para a nossa região, principalmente para a qualificação da nossa Defesa Civil do Rio Grande, pois nesta semana aprendemos diversos procedimentos de resgates, auxílio, salvamento e busca. Assim que eu retornar ao município, vou repassar todo o conhecimento adquirido para a nossa equipe rio-grandina.”, destaca Rudimar Machado, Ordenador da Defesa Civil do RG.

“Quem ganha com essa qualificação e representação no curso SAR é a nossa comunidade, voltando ao município o intuito é de colocar novos processos dentro da Defesa Civil do RG, para ter mais celeridade, organização e gestão nos processos de salvamento, busca e resgate, que através do curso foi adquirido”, complementa Machado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome