Rio Grande garante recursos estaduais para ações emergenciais após eventos climáticos

Na Capital, ele teve reuniões com representantes do Governo do Estado, com o objetivo de assegurar apoio financeiro para ações emergenciais decorrentes dos eventos climáticos registrados entre 14 e 20 de junho deste ano. (Foto: divulgação)

Rio Grande receberá R$ 100 mil para ações prioritárias definidas pela Prefeitura, como forma de ajuda humanitária e recuperação de vias em áreas ribeirinhas. O recurso virá por meio de transferência “fundo a fundo” e será depositado em conta específica vinculada ao Fundo Estadual de Defesa Civil (FUNDEC). A confirmação dos recursos ocorreu durante agenda do vice-prefeito rio-grandino, Renato Gomes (PSB) conhecido como Renatinho, em Porto Alegre, na quinta-feira (14). Na Capital, ele teve reuniões com representantes do Governo do Estado, com o objetivo de assegurar apoio financeiro para ações emergenciais decorrentes dos eventos climáticos registrados entre 14 e 20 de junho deste ano.

Na Casa Militar, Renatinho reuniu-se com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira. Durante o encontro, foram apresentados os impactos das chuvas e cheias que atingiram diversas regiões, incluindo áreas do município do Rio Grande. Inicialmente, os recursos emergenciais haviam sido destinados apenas a cidades do norte do Estado. Porém, após a apresentação da situação local e o reconhecimento oficial do governo estadual de emergência no Rio Grande, foi confirmada a inclusão do município no repasse estadual.

Além deste repasse, foi discutida a inclusão do Rio Grande no programa estadual “Volta por Cima”, que atende famílias desabrigadas ou desalojadas e inscritas no Cadastro Único, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo governo estadual. A medida está em fase de encaminhamento junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Relações Institucionais
Renatinho também se reuniu com a secretária estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas com quem reforçou as demandas rio-grandinas. Paralelamente, equipes da Prefeitura estão elaborando e encaminhando planos de trabalho ao Governo Federal para captação de recursos adicionais, sem limite pré-definido, destinados a ações humanitárias e obras de recuperação.

Conforme Renatinho, “todo recurso que chega é importante, seja para atender famílias afetadas, seja para restaurar trechos de estradas e vias essenciais. A prioridade será definida em conjunto com as secretarias municipais”.

Nas agendas, o vice-prefeito esteve acompanhado da sua chefe de gabinete, Carla dos Santos, do secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, Anderson Montiel, e do chefe de Operações, Pierre Rodrigues.