A união territorial propiciada pela maior praia em extensão no mundo começa a se transformar em uma parceria histórica com o objetivo de impulsionar o progresso do trade turístico nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. A partir da necessidade de encontrar novas alternativas de geração de emprego e renda os prefeitos de Rio Grande, Fabio Branco, e Wellington Bacelo, de Santa Vitória do Palmar, começam a sedimentar um plano conjunto de promoção do litoral do extremo sul.
De acordo com Branco, a ideia central é fazer uma integração o mais completa possível no que diz respeito a exploração do turismo cultural e natural, que tem as praias do Cassino, Hermenegildo e Barra do Chuí como principais atrativos. “Pretendemos vender nossa natureza juntamente com eventos turísticos e de lazer, integrando iniciativas das duas cidades e, dessa forma, potencializando a exploração regional do turismo, que é uma das grandes oportunidades de desenvolvimento que temos”, diz.
A cooperação vai além da realização de eventos ou a divulgação conjunta dos atrativos turísticos de cada cidade e inclui projetos integrados de preservação ambiental, urbanismo e qualificação dos operadores turísticos. Exemplo disso é a parceria firmada para o fornecimento de asfalto para Santa Vitória do Palmar. Pelo acordo, a cidade do extremo sul fornecerá a matéria-prima para usina rio-grandina em troca do produto pronto para aplicação.
“Esse convênio que irá proporcionar asfalto para Santa Vitória e oportunizar a melhoria da infraestrutura da cidade é um dos primeiros resultados positivos desta integração através da qual pretendemos realizar muitas outras ações que vão se refletir em melhorias para as duas comunidades”, diz Bacelo.
Ações
Desde dezembro já foram realizadas duas reuniões de trabalho entre as equipes das duas administrações. A última aconteceu nesta semana em Rio Grande e aprofundou o planejamento de produtos turísticos comuns aos dois municípios e de projetos ambientais.